Mãe de brasileiro preso nos EUA diz que eles estão pegando pesado

Mãe de brasileiro preso nos EUA diz que eles estão pegando pesado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:03
brasileiro preso
A família do estudante de Sorocaba (SP) Francisco Fernando Cruz, de 22 anos, que está preso em Miami, nos Estados Unidos, por suspeita de enviar e-mails à polícia e à TAM Linhas Aéreas com ameaças de bomba em um avião, está desesperada em busca de informações sobre ele.
Cláudia Cruz, mãe do estudante, diz que o último contato com o filho foi feito na quinta-feira (9). Ele embarcaria no dia seguinte para Brasília. "Todo dia, a gente conversava sobre todos os assuntos. Tudo o que temos falado com ele está escrito", afirma.
 
Francisco mora nos EUA há dois anos. De acordo com sites de notícias americanos, em duas mensagens ele dizia que o voo para o Brasil não deveria decolar. As mensagens foram mandadas de dois computadores diferentes: de uma faculdade e do apartamento onde ele morava, ambos na cidade de Montclair, em Nova Jersey. Um dos computadores teria registrado a imagem do estudante. Ainda segundo a imprensa americana, Francisco disse à polícia que queria verificar se as autoridades identificariam o remetente das mensagens.
 
No Aeroporto Internacional de Miami, Francisco teve a bagagem revistada, mas nenhum dispositivo que pudesse provocar acidentes foi encontrado. Vários sites de notícias dos EUA divulgaram a prisão.
"Ele estava com emprego garantido aqui, então não tinha sentido aprontar uma coisa dessas. Ele ia ser monitor em uma escola de inglês. Não entendo isso que está ocorrendo", diz a mãe do estudante.
As autoridades do setor de segurança aérea americano querem que Francisco responda judicialmente pelas ameaças.
"Quero que seja resolvido esse mal-entendido. Muitos frequentam a faculdade, então não acho que tem sentido acusar o menino por um e-mail dizendo que foi ele quem enviou. Acho que estão pegando um pouco pesado, dizendo que ele é terrorista. Quero saber se foi ele quem escreveu esse e-mail. Quero que me provem isso", desabafa a mãe.
 
O Itamaraty informou que o Consulado Brasileiro em Miami já está acompanhando caso.
Em nota, a assessoria da TAM Linhas Aéreas informou que havia sido notificada pelas autoridades do EUA sobre uma suposta presença de bomba a bordo de uma de suas aeronaves.
Para garantir a segurança dos clientes e da tripulação, a companhia aérea, como já fez em outras circunstâncias de alarme falso, reforçou a inspeção de todas as cargas despachadas, assim como dos passageiros", diz a nota. Ainda segundo a TAM, após as investigações, foi confirmada que a ameaça era falsa. "Nenhum risco foi detectado à segurança do voo JJ8043. A aeronave decolou normalmente, no horário previsto", completa a nota.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições