Mais de 1 milhão de veículos já passaram pela inspeção veicular em SP

Mais de 1 milhão de veículos já passaram pela inspeção veicular em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e a Controlar, empresa responsável pela realização da inspeção veicular ambiental obrigatória em São Paulo, registraram nesta sexta-feira, 4 de setembro, a marca de 1 milhão de inspeções realizadas. O milionésimo veículo foi verificado na unidade da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O carro foi aprovado e sua proprietária, uma engenheira, ganhou uma placa de "cliente número 1 milhão".

Segundo balanço do mês de agosto, 77,80% dos carros com placa final 5 e 73,73% dos com placa final 6 fizeram a inspeção obrigatória – juntos os valores representam mais de 200 mil carros. O prazo para a realização do serviço para esses veículos se encerrou no dia 31 de agosto, mas ainda há agendamentos que serão realizados nos próximos dias. Contando com essas inspeções, a adesão sobre para 83,82% e 80,11%, respectivamente.

De acordo com a secretaria, à adesão média dos veículos por placa é de 80% dos automóveis, 23% das motocicletas, 35% dos veículos leves a diesel e 60% dos ônibus. A inspeção de caminhões começou em julho. Os veículos do tipo com placas final 1 e 2 podem fazer o serviço até o fim de setembro.

Ruído

O programa prevê a partir de 2010 a medição do nível de ruído dos veículos. Atualmente, apenas os poluentes emitidos por carros, motos, ônibus e caminhões são avaliados durante a inspeção.

Segundo a Secretaria do Verde e do Meio ambiente, ainda não foi definida como será feita essa avaliação. A pasta aguarda as definições do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em relação aos procedimentos e normatizações para a inspeção dos ruídos.

Também a partir de 2010, 100% da frota de veículos de passeio será obrigada a passar pela inspeção. Este ano, apenas os veículos fabricados entre 2003 e 2008 tiveram que passar pelo processo. No próximo ano, a expectativa da secretaria é avaliar toda a frota de carros, veículos a diesel e motos da cidade de São Paulo.

A revisão avalia a emissão de gases poluentes em carros movidos a álcool, gasolina, diesel e gás natural. Os carros que não passarem pela fiscalização terão o licenciamento bloqueado. Além de não conseguir licenciar o automóvel, o motorista que não fizer a inspeção fica sujeito a uma multa de R$ 550,00. Mesmo passado o prazo, os motoristas podem realizar a inspeção, mas estão sujeitos a uma multa do mesmo valor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições