Mais de 9% dos voos domésticos registram atrasos, diz Infraero

Mais de 9% dos voos domésticos registram atrasos, diz Infraero

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Dos 337 voos domésticos previstos para decolar até as 7h desta quarta-feira (4), 31 registraram atraso de mais de meia hora, o que corresponde a 9,2% dos voos dos principais aeroportos do país. Os números foram divulgados no último balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Do total de voos, ainda segundo a Infraero, dois foram cancelados - 0,6% dos 337 voos domésticos previstos. Já dos 145 voos da companhia aérea Gol, 26 sofreram atrasos (17,9%). Nenhum foi cancelado.

Entre os voos internacionais, apenas um decolou com atraso, dos 15 previstos até as 7h. Dois foram cancelados.

Na terça-feira (3), foram registrados atrasos em 19% dos voos domésticos programados até meia-noite nos principais aeroportos do país. Às 21h, o índice era de 18,9%.

Situação nos aeroportos

No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, dos 23 voos previstos, seis registraram atrasos. Nenhum foi cancelado. Já no Aeroporto de Congonhas, os 19 voos programados até as 7h decolaram normalmente.

Nos aeroportos da Pampulha e Tancredo Neves, em Belo Horizonte, a situação é tranquila e não houve registro de atrasos nem cancelamentos até as 7h. A situação também é tranquila em Brasília e no Rio de Janeiro.

Em Curitiba, dos nove voos previstos, quatro registraram atrasos.

Segunda-feira de atrasos

Na segunda-feira (2), passageiros enfrentaram transtornos em vários terminais do país. De acordo com a Infraero, os problemas começaram com atrasos de voos da companhia aérea Gol.

Em nota divulgada na segunda, a Gol informou que os atrasos foram reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

A assessoria da Gol disse ainda que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. E, além disso, houve aumento no movimento por causa do fim das férias escolares.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado à Força Aérea Brasileira, disse, por meio de nota,que os atrasos "não têm origem no controle do tráfego aéreo".

Queixas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que sua ouvidoria analisa uma reclamação do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) com 520 denúncias trabalhistas, a maioria por descumprimento de escalas de voo. A agência diz que recebeu o documento há duas semanas, em 15 de julho.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições