Mais um paciente deixa hospital após se recuperar de meningite na BA

Mais um paciente deixa hospital após se recuperar de meningite na BA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

Funcionários começaram a ser vacinados na Bahia

(Foto: Divulgação/ Assessoria do Complexo)

  Mais um funcionário do Complexo Costa do Sauípe, no Litoral Norte da Bahia, vítima de meningite C, foi liberado do Hospital Couto Maia, em Salvador. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o homem recebeu alta na tarde desta terça-feira (20). O órgão não quis fornecer mais detalhes sobre o paciente.

Quatro trabalhadores foram internados após o surto da doença. Dois permanecem no hospital e não têm previsão de alta, sendo que um deles está em estado grave na Unidade de terapia Intensiva (UTI) do Couto Maia. Na segunda-feira, o primeiro funcionário recebeu alta .

O primeiro caso da doença entre os funcionários do complexo hoteleiro foi detectado no dia 4 de setembro. Dois homens e uma mulher morreram em uma mesma semana vítimas de meningite C. A administração do complexo turístico informou que os três funcionários eram moradores dos municípios de Mata de São João, Camaçari e Entre Rios.     Na ocasião, o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Juarez Dias, foi até o local supervisionar os trabalhos de quimioprofilaxia, que são procedimentos realizados para evitar novos contágios.

Os 1.800 funcionários do Complexo começaram a ser vacinados contra a doença na tarde de sexta-feira (16).

De acordo com o último boletim epidemiológico, a Bahia registra em 2011 uma redução de cerca de 30% no número de casos de meningite do tipo C em comparação ao ano anterior.

Sintomas

A meningite é transmitida por gotículas da saliva e por contato humano. Por isso, é preciso redobrar o cuidado nas estações frias, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.

Segundo a Anvisa, os sintomas da doença são febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele. Crianças com menos de um ano podem sentir moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com ou sem convulsões.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições