Manifestação em Copacabana lembra morte de estudante de Ciep

Manifestação em Copacabana lembra morte de estudante de Ciep

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Muitas pessoas ficaram emocionadas com uma manifestação realizada na tarde deste domingo (18) na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, para lembrar a morte do estudante Wesley Guilber Rodrigues de Andrade, 11 anos, na sexta-feira (16).

Em silêncio, 19 crianças - a maioria estudantes da rede pública de ensino -  foram reunidas em um espaço simbolizando uma sala de aula. Elas estavam com os rostos pintados de vermelho, como se fossem lágrimas, representando cerca de 20 pessoas assassinadas por dia na cidade.

No cenário, um quadro negro com a reprodução do artigo 3º da Declaração Universal dos Direiros Humanos (Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal). Um professor, com as mãos amarradas, mostrava a impotência dos profissionais de ensino em fazer alguma coisa para conter a violência nas escolas.

Uma carteira estava vazia, com uma cruz branca, para lembrar a ausência de Wesley. O menino foi atingido por um tiro de fuzil enquanto assistia a uma aula no Ciep Rubens Gomes, em Costa Barros, no subúrbio do Rio. Muito concentrada, a estudante Patrícia Ribeiro, de 10 anos, falou da importância da manifestação.

"É importante estar aqui e ajudar as pessoas. Se isso acontecesse com um amigo meu, ia ficar triste. Por isso, viemos aqui para ajudar ", disse a menina.

A manifestação foi organizada pela ONG Rio de Paz. O presidente Antônio Carlos Costa disse que o objetivo da manifestação é chamar a atenção da autoridades para a melhor forma de combater a violência na cidade.

"Sabemos que o combate ao crime é necessário, mas que ele seja feito no entorno da cidade para preservar a vida de civis inocentes como Wesley. Nosso estado não produz armas nem drogas. Então, que esse combate seja feito antes disso tudo chegar à cidade", defendeu Costa. Segundo cálculos da ONG, entre 2007 e 2010, a violência já causou a morte de 25 mil pessoas no estado.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino ( Sepe) vai entrar com uma representação na Justiça contra a Prefeitura do Rio por crime de responsabilidade pela morte do estudante.

De acordo com a direção do sindicato, a entidade tem feito várias denúncias e cobranças ao governo municipal e alertado para os problemas da violência nas escolas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições