A Marginal Tietê é a via da capital paulista que mais registrou acidentes com mortes em 2009. O levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) consta de um inquérito do Ministério Público que investiga, desde maio do ano passado, a sinalização horizontal em São Paulo, como faixas de pedestre e de divisão das pistas. O G1 teve acesso com exclusividade a esse levantamento. No topo da lista com 50 vias, estão as duas marginais, seguidas por Avenida Aricanduva, Estrada do MBoi Mirim e Avenida Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores. Os dados de acidentes de trânsito com mortes são obtidos, de acordo com a CET, por meio de informações do Instituto Médico-Legal (IML), que identifica as vítimas, e da Secretaria de Segurança Pública, que possui um banco de dados dos boletins de ocorrência registrados em São Paulo. O mapeamento das vias é usado para o planejamento de ações operacionais, como os pontos onde serão instalados os radares na cidade.
A Marginal Tietê registrou, em 2009, 50 acidentes com mortes, entre eles 18 atropelamentos, 20 colisões e quatro choques (quando o veículo bate em um objeto fixo, como um poste). Os demais entraram na categoria outros. No caso da Marginal Pinheiros, foram 30 acidentes: dez atropelamentos, nove colisões, sete choques e quatro que acabaram não classificados nessas categorias.
O consultor de engenharia de tráfego Humberto Pullin chama a atenção para o fato de o número de choques ter sido maior na Marginal Pinheiros em comparação com a outra via expressa. Eu atribuo essa discrepância à facilidade de se desenvolver maiores velocidades na Marginal Pinheiros, pois as pistas são mais retas e mais livres fora do horário comercial, acredita.
Para o especialista, as duas marginais lideram a lista de acidentes com mortes, entre outros motivos, porque os motoristas conhecem os pontos onde estão instalados os radares fixos, e aceleram nos outros trechos. Já a promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo Maria Amelia Nardy Pereira, responsável pelo inquérito sobre a sinalização, acredita que problemas como faixas mal pintadas, ou a ausência delas, contribuem para os acidentes nessas vias de maior movimento.
No caso da Marginal Tietê, a promotora quer conversar com o novo presidente da CET , Marcelo Cardinale Branco, para discutir soluções para problemas na sinalização horizontal em alguns trechos da via. A reunião deve ocorrer ainda nesta semana.
Atropelamentos
Pullin ressalta que o pedestre é sempre o mais frágil e indefeso no trânsito. Ele destaca os números da Avenida Rebouças, onde todos os acidentes com mortes no ano passado foram atropelamentos seis, no total. Na Estrada do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, houve sete acidentes que resultaram em mortes, entre eles seis atropelamentos.
O especialista em tráfego também chama a atenção para outras vias com grande número de atropelamentos. Nas [avenidas] Sapopemba e Salim Farah Maluf, há muitos pedestres e pessoas que atravessam a via para pegar ônibus, explica, sobre um possível motivo dos sete atropelamentos que cada uma das duas avenidas registrou em 2009.
Ele defende que a educação para o trânsito pode diminuir o número de acidentes e evitar tantas mortes. O grande número de colisões e atropelamentos diz respeito à velocidade incompatível com a via, educação para o trânsito, tanto por parte dos motoristas como dos pedestres, acredita Pullin. O que falta é educação para a cidadania e circulação no meio urbano, seja na condição de motorista ou de pedestre, completa.
A CET afirma que os dados de acidentes com mortes são fundamentais também para o desenvolvimento de campanhas educativas, como o programa Travessia Segura, que têm como objetivo mudar o comportamento de motoristas e pedestres para diminuir o número de vítimas de acidentes.
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