Marina minimiza nome apagado em faixa e critica Lula por campanha

Marina minimiza nome apagado em faixa e critica Lula por campanha

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse nesta segunda-feira (24) que a exclusão de seu nome de faixas durante o lançamento da pré-candidatura de Fernando Gabeira foi feita para evitar problemas com a Justiça Eleitoral. "Nós ainda não podemos fazer campanha", lembrou a senadora, que disse que os coordenadores do partido orientaram militantes para que o nome fosse coberto. "Não tem nada a ver com política", afirmou.

Marina Silva foi a terceira entrevistada na série organizada pelo Jornal da CBN com os presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas. José Serra e Dilma Rousseff foram os primeiros a participar. As entrevistas foram conduzidas pelo âncora Heródoto Barbeiro. Dilma destacou a necessidade de repensar os recursos destinados para a saúde, enquanto Serra defendeu um "estado musculoso" e criticou as reuniões do Mercosul.

Nesta manhã, a senadora do PV lembrou que o partido já enfrenta uma representação por uma faixa com suposta propaganda apresentada por estudantes durante evento em Natal. Segundo ela, a preocupação do PV é não extrapolar como "tem gente extrapolando por aí", fazendo referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e ao tucano José Serra.

Marina criticou diretamente o presidente por sua defesa direta da candidatura de Dilma. Lula já recebeu quatro multas por ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar disso, não defendeu multas com valor mais alto por parte da Justiça Eleitoral. Para ela, a lei deve ser cumprida pela própria importância da legislação e o presidente da República deve dar exemplo.

Para encerrar possíveis especulações sobre eventuais problemas no PV do Rio, Marina voltou a declarar apoio a nome escolhido para representar o PV na luta pelo governo fluminense. "Gabeira tem dito reiteradas vezes que está conosco." Ela fez questão de diminuir o impacto do apoio do PSDB ao pré-candidato ao governo do Rio. "Isso significa que o Gabeira é o melhor para o Rio e o projeto do PV é o melhor para o Brasil", disse.

Novos estados e reformas

Questionada se apoio as propostas em tramitação no Congresso para criação de novos estados, Marina se disse contra e disse que esta questão é parecida com a "proliferação de municípios" que o país viveu recentemente. Para ela, as novas unidades federativas só serviriam para aumentar burocracia e despesa pública.

Ele defendeu a utilização racional dos recuros da União e disse que, se eleita, não poderia se comprometer com a diminuição de impostos. A senadora disse que, sem a reforma tributária, se comprometeria a não aumentar a carga de tributos.

Mas voltou a alertar para a necessidade da realização das reformas trabalhistas, tributária e previdenciária que, segundo ela, Lula e Fernado Henrique Cardoso não foram capazes de fazer em seus governos. "Agora ambos estão pedindo mais quatro anos para fazer o que não conseguiram em oito", disse.

Mudanças de posicionamento

Marina se mostrou à vontade para justificar mudanças de posicionamento entre o período em que atuava como senadora e nas demais atividades, como senadora e, agora, pré-candidata. Perguntada por seu posicionamento contra o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal, ela disse que hoje reconhece que as iniciativas eram acertadas. "Foi um erro não reconhecer que havia um ganho com o Plano Real", disse.

Em relação a lei de responsabilidade fiscal, ela lembra que seguiu a orientação do partido. Mas hoje reconheço que foi uma coisa acertada. Minha experiência no Ministério do Meio Ambiente  me mostrou isso", disse. "Quando mudo de opinião, não é ao sabor dos ventos, é por convicção", disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições