Médico da Marinha diz que situação no RJ é pior que a do tremor do Chile

Médico da Marinha diz que situação no RJ é pior que a do tremor do Chile

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Os médicos que atuam no Hospital de Campanha da Marinha montado em Nova Friburgo, Região Serrana do RJ, também trabalharam no atendimento às vítimas do terremoto de 8,8 de magnitude que atingiu o Chile, em fevereiro de 2010.

O médico Thiago Faleiro considera a chuva de Friburgo pior que o terremoto por conta do tempo e das condições que as pessoas chegam em busca de ajuda.

"A situação aqui é muito ruim, porque no Chile a gente não ficava exatamente no lugar do terremoto. Nós ficamos em Santiago, atuamos como se fosse um hospital normal", conta.

No entanto, Thiago revela que no Chile os médicos estavam sempre em alerta para possíveis novos terremotos. Em Nova Friburgo isso não acontece, já que a localização do Hospital de Campanha não corre riscos de alagamento.

"Antes de embarcar para o Chile, recebemos treinamento para evacuar a área caso houvesse novos tremores na região. A vantagem do Chile em relação a Friburgo eram as condições climáticas. Lá o clima era seco, quase não chovia. Aqui o risco de chuva acontece o tempo inteiro. Isso pode gerar novas vítimas", explica.

Já o médico Anderson Luiz citou a barreira da língua como uma grande dificuldade para trabalhar no Chile. "A gente não conseguia entender perfeitamente o que o paciente estava sentindo. Havia falhas na comunicação. Aqui todo mundo fala português. Fica mais fácil saber o que o paciente quer", conta.

Friburgo pede doação de velas

Sem energia elétrica há quatro dias – desde o temporal que caiu na noite de terça-feira (11) na Região Serrana – a prefeitura da cidade de Nova Friburgo apela a fabricantes de velas para que façam uma doação do produto para a cidade. De acordo com a assessoria da prefeitura, cerca de 70% do município já tem o serviço de energia restabelecido, porém há bairros e distritos inteiros onde moradores sofrem com a falta de energia.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições