MENU

Menino com coração artificial pode receber transplante nesta sexta no RJ

Menino com coração artificial pode receber transplante nesta sexta no RJ

Atualizado: Sexta-feira, 15 Abril de 2011 as 2:33

O menino Patrick Hora Alves, de 10 anos, primeira criança do país a receber um coração artificial, pode receber um transplante de coração ainda nesta sexta (15). A doadora é uma mulher de 37 anos, moradora de Volta Redonda, no Sul Fluminense. “É uma emoção, sem saber como explicar. Desde ontem nós estávamos esperando da equipe médica o sinal positivo de ser um bom órgão, que isso vai ajudar o Patrick, que ele venha no momento certo”, disse o pai do menino, Luis Claudio Alves.

Patrick recebeu o coração artificial no dia 23 de março. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o dispositivo fica localizado fora do corpo. De acordo com médicos, Patrick poderia ficar com o coração artificial por três meses.

“Primeiro, eu quero agradecer a família que doou ao Patrick esse coração novo. Eu sei que é um momento difícil para eles, mas para mim também está sendo difícil. Quero gradecer a Deus e a eles e que isso possa confortá-los”, disse Suely Alves, mãe do menino.

Coração artificial

O coração artificial funciona como uma bomba para ajudar o batimento do coração. Desde 2009 a família sabia que o menino ia precisar de um transplante, mas acreditava que só seria necessário na adolescência. Patrick tem uma miocardia restritiva, doença que leva o coração a perder suas funções, aos poucos.

“Ele pediu que eu arrumasse um coração para ele. É nessa luta que eu estou há um ano e oito meses, tentando conseguir um coração para o meu filho, porque eu fiquei sabendo que era só isso que ia manter meu Patrick vivo”, desabafou Luiz Cláudio.      

veja também