Metrô de São Paulo inaugura duas novas estações hoje

Metrô de São Paulo inaugura duas novas estações hoje

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O Metrô e a Via Quatro inauguram nesta terça-feira (25), a partir das 12h, o primeiro trecho de 3,6 km da Linha 4- Amarela, que vai ligar as estações Paulista e Faria Lima. Passageiros que utilizam a Linha Verde poderão terminar a viagem na Paulista ou na Faria Lima, mas quem embarca nestas estações não terá conexão com a Linha Verde.

Durante a operação assistida que começa nesta terça e deve durar entre uma e três semanas, o embarque na Linha Amarela será gratuito. Depois disso, as bilheterias passam a cobrar as mesmas tarifas e a dar as mesmas isenções que em outras estações do Metrô.  O serviço da Linha Amarela vai funcionar das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

A Via Quatro, empresa concessionária que administrará a Linha Amarela, espera receber cerca de 2 mil passageiros por dia no trecho Paulista - Faria Lima, 1 mil em cada sentido. A previsão é que os trens façam o trajeto de três minutos e meio a quatro minutos. Ainda não é possível estimar o intervalo entre trens, mas a expectativa é que eles partam de cada estação a cada 90 segundos.

Operários passaram a tarde de segunda-feira trabalhando nos ajustes finais das estações: eles faziam trabalhos como limpeza do piso e das paredes, sinalização do piso e ajustes das escadas rolantes e bloqueios. Na estação Faria Lima, operadores testavam o sistema de som e abertura das portas de um trem.

Entre as novidades que os passageiros vão ver de perto a partir de agora estão portas de vidro nas linhas de bloqueio, plataformas com portas de vidro que só se abrem quando o trem estaciona e vagões interligados, sem emendas, que permitem transitar de um lado a outro do trem como se estivesse na plataforma.

Primeira Parceria Público-Privada (PPP) formalizada entre o Metrô e a iniciativa privada, a Linha 4- Amarela terá 11 estações quando totalmente concluída. A linha ligará os bairros Luz (Centro) e Vila Sônia (Zona Oeste).

Foto: Trem do Metrô parado na estação Faria Lima na tarde da segunda-feira / Roney Domingos/G1

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições