'Meu pai deixa um grande exemplo de amor à vida', diz filho de John Herbert

'Meu pai deixa um grande exemplo de amor à vida', diz filho de John Herbert

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:58

O músico John Herbert Júnior, de 52 anos, se emocionou ao falar sobre a perda do pai, o ator John Herbert. O artista de 81 anos estava internado desde o início do mês, no Hospital do Coração, em São Paulo, e morreu nesta quarta-feira (26), vítima de enfisema pulmonar.  

"Meu pai deixa um grande exemplo de amor à vida, e, principalmente, de bom-humor", disse o músico durante o velório, que começou por volta das 18h45 desta quarta, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.

Segundo o filho do ator, Herbert se manteve lúcido até os momentos finais. "Pudemos aproveitar boas conversas em seus últimos dias de vida. Esta semana o [ator] Oscar Magrini o visitou no hospital e meu pai contou uma piada impublicável. Era um cara boa-praça mesmo", relembrou.

Além de familiares e fãs, quem acompanha o velório são os atores Cássio Gabus Mendes, Marcos Caruso e Marisa Orth.

Colegas

"Convivi muito com o Herbert em 'Três irmãs', na novela e fora dela. Pegamos muitas ponte aereas juntos e ficamos no mesmo hotel", relembrou Gabus Mendes. "Nessa época ele já estava doente e tinha prazer em executar o trabalho, mesmo doente. Estava disposto a tudo para se divertir. Era um gentleman, nunca reclamou de nada", completou o ator.

Marisa Orth relembrou a habilidade do ator em "rir de si mesmo". "Eu estava em começo de carreira, em crise e ele dava risada da minha cara O John nunca deixou de ir a uma estreia minha. Ele tem amigos de 15 a 125 anos. Foi jovem até o final. Era muito elegante, mas não hesitava em se 'autoavacalhar'".

A atriz Eva Wilma, que foi casada com Herbert e é mãe de dois de seus quatro filhos, falou sobre a amizade com o ator. "Sempre fomos amigos e continuamos sendo ate o ultimo minuto. Ele me deu as coisas mais maravilhosas da minha vida, meus filhos", afirmou. "Ele ficará presente para sempre com sua obra. Foi um produtor de teatro ousado, sucesso na televisão...".

O ator Juca de Oliveira também esteve no velório e falou sobre o colega. "A vida para o Jonnhy era uma festa. É uma perda mas ele viveu bem, foi uma existência gloriosa. Foi a pessoa mais alegre que conheci em minha vida de teatro".

Irene Ravache lamentou a perda do "galã". "Hoje quando soube da notícia, pensei: perdemos o nosso galã, mas não no sentido pejorativo... Ele era extremamente alegre e tinha uma visão bem-humorada da vida. A prova disso são as belas familias que ele deixa".

Carreira

Herbert também era produtor e diretor. O ator trabalhou em mais de 30 novelas da TV Globo, como "Que rei sou eu?" e "Sinhá moça", sendo a sua última "Três irmãs", de 2008. Ele também esteve em "Sete pecados", reprisada no ano passado pelo "Vale a pena ver de novo".

Natural de São Paulo, Herbert interpretou a si mesmo na minissérie "Um só coração" (2004), que prestava uma homenagem à capital paulista, na época comemorando 450 anos. Trabalhou duas vezes em "Malhação": entre 1995 e 1996 fez o personagem Nabuco, enquanto em 2005 viveu o personagem Horácio.

Durante as décadas de 1950 e 1960, Herbert ficou conhecido pela minissérie "Alô, doçura" (de Cassiano Gabus Mendes), em que atuava ao lado de Eva Wilma, sua esposa durante mais de duas décadas (1955-1976). Ele estava casado havia 30 anos com Claudia Librah. Herbert deixa quatro filhos e cinco netos.

Antes de ingressar na carreira artística, o ator chegou a estudar Direito em 1949, na Faculdade do Largo São Francisco. Um ano depois estava no Centro de Estudos Cinematográficos, de Ruggero Jacobbi. Ele chegou a se formar na faculdade e a estagiar em um escritório apenas para "dar uma satisfação a sua família".

Apesar de ter seu nome popularmente associado à televisão, Herbert se destacou principalmente no teatro e nos cinemas. A primeira peça de Regina Duarte ("Black out", de 1967) foi produzida por ele. Em 1980, ele dirigiu o filme "Ariella", seu primeiro longa como diretor.

Nessa época passou a se dedicar à TV. Apesar de trabalhar no Rio de Janeiro, sempre fez questão de continuar morando em São Paulo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições