Ministro culpa consumo de antibióticos por casos de superbactérias

Ministro culpa consumo de antibióticos por casos de superbactérias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta terça-feira (19) que o consumo irresponsável de antibióticos leva a problemas como a da superbactéria KPC, resistente a quase todos os antibióticos disponíveis, que causou ao menos 15 mortes no Brasil. Para ele, problemas internos nos hospitais também contribuem para a disseminação do micróbio, que já infectou hospitais do Distrito Federal e de São Paulo.

– O autoconsumo, o consumo irresponsável, a má prescrição [de antibióticos] é que levam a situações como essa. Mas é claro que têm de ser avaliados aspectos internos [dos hospitais]. O controle de infecção hospitalar tem normais rigorosas, rígidas, que devem ser seguidas à risca. Se aconteceu esse problema aqui é porque houve falha em algum momento desse processo. Os antibióticos têm influência no processo de seleção natural das bactérias, favorecendo as que são mais resistentes.

A preocupação com o uso indiscriminado de antibióticos é tão grande que a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) realizou em junho deste ano uma consulta pública para mudar as regras de venda desses medicamentos, controlando sua comercialização. O resultado desse processo, que deve dificultar o comércio de antibióticos.

Esses remédios devem passar para a lista de medicamentos que têm controle especial, fazendo com que os pacientes precisem ter receita médica em duas vias para fazer a compra: uma fica retida na farmácia e a outra é devolvida para o cliente, mas com carimbo, para evitar que o documento seja usado novamente.

Hoje, o paciente precisa de uma receita simples para comprar os antibióticos, mas grande parte das farmácias ignora essa exigência e vende o produto sem prescrição médica.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições