Ministro nega esvaziamento do Inpe dentro do programa espacial

Ministro nega esvaziamento do Inpe dentro do programa espacial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Valor Online

Marco Antônio Raupp discutiu com Gilberto Câmara, ex-diretor do Inpe, sobre mudanças no programa durante evento para servidores do instituto

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, negou nesta sexta-feira (10) que o projeto de reestruturação do programa espacial brasileiro, em fase final de aprovação, prevê o esvaziamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com a transferência de setores estratégicos da instituição para outras áreas do governo. Leia mais:
Inpe fecha acordo com Nasa e se aproxima de lançar supersatélite
Primeiro satélite brasileiro completa 19 anos em operação
Brasil e China terão centro de pesquisa para inovação em nanotecnologia

Em tom emocionado Raupp disse, durante discurso em homenagem aos 51 anos do Inpe, que nunca passou pela cabeça do governo essa ideia de desmonte das atividades do instituto no setor espacial. 

\"Não trabalho para destruir nada. Sou um homem de operar construções. Tive participação fundamental na articulação dos grandes projetos da área espacial do país, como o satélite feito em parceria com a China e a criação do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)\", afirmou em resposta à intervenção feita pelo ex-diretor do Inpe, Gilberto Câmara, de que existe um projeto para transferir o CPTEC e o Centro de Ciência e Sistema Terrestre, ambos do Inpe, para o Ministério da Agricultura e Abastecimento.

Câmara também disse que iria continuar lutando contra a subordinação do Inpe à Agência Espacial Brasileira (AEB), um dos motivos da sua saída da direção da instituição. Segundo Raupp, a integração dos órgãos executores da política espacial vai beneficiar os programas e permitir que as atividades das instituições do setor fluam melhor. \"Tem que haver alinhamento e governança entre as instituições participantes do programa espacial. Por isso estamos buscando a integração\".

Segundo Raupp, esse é o caminho correto para se usar bem os recursos públicos e evitar o desperdício. Diante de um auditório repleto de servidores do Inpe, representantes das indústrias e autoridades do ministério, Raupp acusou Câmara de ter se desalinhado completamente das ações do governo na área espacial durante a sua gestão à frente do instituto.

\"O governo dava dinheiro para ele aplicar no desenvolvimento dos satélites CBERS (feito com a China) e Amazônia, e ele desviava para outras áreas\", afirmou o ministro.

Raupp encerrou o discurso dizendo que seus críticos deveriam agradecer a oportunidade única de ter um ministro que vem até São José dos Campos e se expõe para dar abertura para as pessoas pensarem, divergirem e até mesmo ofenderem, como foi o caso do ex-diretor do Inpe. \"Mas eu tenho coragem moral para isso. Acredito nas minhas propostas e estou aberto às discussões, pois sempre fui transparente em minhas ações.\"


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições