MJ autoriza permanência da Força Nacional no Entorno do DF

MJ autoriza permanência da Força Nacional no Entorno do DF

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18) portaria do Ministério da Justiça que autoriza a prorrogação da permanência da Força Nacional no Entorno do Distrito Federal por 90 dias, prazo que pode ser estendido. A autorização atende a um pedido do governador de Goiás, Marconi Perillo, feito no dia 16 de novembro e começa a vigorar nesta sexta.

A atuação da Força Nacional no Entorno do DF começou no dia 18 de abril e foi encerrada em primeiro de novembro. Cinco cidades goianas receberam efetivo extra de agentes de segurança e de defesa civil: Águas Lindas de Goiás, Valparaíso, Luziânia, Novo Gama e Cidade Ocidental. Os cinco municípios são considerados os mais violentos do Entorno.

De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, durante o dia primeiro de novembro e esta sexta-feira, período em que o convênio estava encerrado, a Força Nacional deixou de agir no Entorno.

A assessoria informou ainda que não tem um balanço da atuação da Força Nacional entre abril e novembro. Comparação entre os primeiros nove meses de 2011 com o mesmo período de 2010 indica que aumentou a maioria dos crimes praticados nas cidades do Entorno onde a Força Nacional atua.

Em 2010, de janeiro a setembro, o número de homicídios foi de 393; em 2011, nos nove primeiros meses do ano, foram registrados 483 assassinatos. As tentativas de homicídio no mesmo período passaram de 411 a 525.

Com 115 homicídios registrados entre janeiro e setembro deste ano, Luziânia foi a campeã nesse tipo de crime. Foi na cidade também que mais houve roubos a comércios: 130 ocorrências, o que representa 20% do total de casos do Entorno do DF.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições