MENU

Mona Lisa e outros quadros de Leonardo da Vinci revelam seus segredos

Mona Lisa e outros quadros de Leonardo da Vinci revelam seus segredos

Atualizado: Sexta-feira, 16 Julho de 2010 as 12:15

A Gioconda e outros seis retratos pintados por Leonardo da Vinci revelaram novos segredos graças a análises realizadas por cientistas franceses, que detalham a composição e a grossura das camadas de pintura.

Segundo esse estudo, nesses retratoso autor aplicou camadas muito finas de pintura para amenizar os contornos e suavizar as transições entre a sombra e a l uz nos rostos dos personagens. A técnica é conhecida como "sfumato".

Sete quadro atribuídos a Leonardo da Vinci foram analisados "sem extração de amostras, diretamente nas salas de museu do Louvre ("A Anunciação", "A Virgem das Rochas", "La Belle Ferronnière", "La Gioconda", "São João Batista", "Baco" e "Sant' Anna, a Virgem e o Menino"), indicou o Centro Nacional francês de Pesquisa Científica (CNRS).

Os pesquisadores do laboratório do Centro de Pequisas e Restauração dos Museus da França se concentraram nos rostos, que são o elemento mais emblemático da técnica do "sfumato" aplicada pelo pintor renacentista.

O estudo revela que, para conseguir as sombras, o pintor utilizou várias técnicas, que se caracterizam pelo uso de finíssimas camadas de veladura translúcida.

O estudo foi publicado na revista científica especializada em química aplicada "Angewandte Chemie".  

veja também