Moradores da Cidade de Deus vivem expectativa pela visita de Obama

Moradores da Cidade de Deus vivem expectativa pela visita de Obama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

Após o anúncio da visita de Barack Obama à Cidade de Deus, os moradores da comunidade em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, aguardam ansiosos a presença do presidente dos Estados Unidos. Alguns sonham em jogar futebol com um dos homens mais poderosos do mundo no campinho da favela, outros já planejam presentear o casal Barack e Michelle com trajes de banho tipicamente cariocas.

O serralheiro Evandro Alves, 36 anos, diz que vai assistir à caminhada de Obama pela Cidade de Deus, no domingo (20), de camarote. A casa dele fica em frente à Praça José de Arimatéia, local onde o presidente deve passar com sua comitiva. A praça tem uma pequena quadra poliesportiva e um campo de futebol, frequentado por crianças e adolescentes da favela. A Embaixada dos EUA, no entanto, ainda não confirma a informação e deve divulgar a agenda oficial de Obama no Rio nesta quarta-feira (16).

Obama artilheiro

Evandro acredita que quando o presidente americano chegar à pequena praça não vai resistir aos encantos da bola e vai até mesmo disputar uma partida de futebol com os meninos da comunidade. No que depender do morador, o artilheiro do jogo será Obama.

“Todos aqui da Cidade de Deus sabem que eu sou o melhor jogador no meio de campo. Se o Obama jogar, vou deixá-lo na banheira, e serei o seu garçom. Vou servir o Obama com as melhores jogadas”, ri o serralheiro.

Valdeia Barreto, moradora da favela há 45 anos, gostaria que o presidente experimentasse sua caipirinha. Dona de um quiosque de bebidas e comidas próximo ao campo de futebol, ela diz que a tradicional mistura de cachaça com limão iria deixar Obama ainda mais sorridente.

“É praticamente uma lei. Todo gringo que vem ao Brasil tem que beber caipirinha, por isso, que com ele não poderia ser diferente. Sou fã de Obama, ele é um orgulho da minha raça negra, a sua eleição mostrou que a competência quebrou o preconceito até dos americanos”, explica Valdeia.

Obama e Michelle cariocas

Ver Obama num estilo bem carioca é uma das vontades do lojista Edvaldo dos Santos. Proprietário de uma loja de moda praia e fitness na Cidade de Deus, ele gostaria de dar ao presidente americano uma sunga com a estampa do calçadão da Praia de Copacabana. Para a primeira-dama Michelle a escolha é por um biquíni mais comportado.

“A Michelle é muito elegante, então acho que ela gostaria mais de um biquíni com a parte de baixo maior e de uma estampa mais clássica. Já o Obama faz um estilo mais turista mesmo, mais casual”, detalha o comerciante. Desde quando surgiram os rumores da presença de Obama na comunidade, que já viveu seus dias de fama internacional com o filme “Cidade de Deus”, o dia a dia da população mudou. Policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada na favela orientam os moradores como se adequar aos pedidos da comitiva americana.

Restrições aos moradores

A lista de regras à população da favela inclui evitar aglomeração de pessoas em lajes e telhados das casas, proibição de estacionamento de carros e motos nas ruas por onde devem passar Obama e sua segurança. O comércio da Cidade de Deus também deverá ser fechado durante a possível visita do presidente americano.

Segundo moradores, membros da comitiva que organiza a vinda de Obama ao Rio visitou a comunidade pela primeira vez há cerca de um mês. O cronograma do presidente americano na Cidade de Deus começaria por volta das 11h de domingo.

Obama deve assistir a apresentações de crianças que participam de oficinas culturais da Central Única das Favelas (Cufa), além de acompanhar as manifestações artísticas de jovens e adolescentes integradas ao Centro de Referência e Juventude e à Fundação para a Infância e Adolescência (FIA). As crianças fariam demonstrações de grafites, capoeira, percussão e artes marciais.

De acordo com o comando da UPP da Cidade de Deus, todo o efetivo de cerca de 335 PMs está escalado para uma eventual visita de Obama à favela. Cães farejadores também poderão auxiliar na operação.

“Gostaria muito que o Obama desse algum dinheiro para a Cidade de Deus. Ainda há muitas áreas que sofrem com a falta de saneamento básico, água potável e limpeza. Estou esperançoso de sair coisa boa nessa visita do presidente”, disse o soldado Hotz, que atua na UPP da Cidade de Deus há mais de dois anos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições