Moradores de vários bairros do Rio sofrem com problema de falta d'água

Moradores de vários bairros do Rio sofrem com problema de falta d'água

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

No calor deste verão, moradores de vários bairros do Rio e Grande Rio reclamam da falta d’água. Há locais em que o abastecimento está irregular há cerca de quatro meses. A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) afirmou que os casos devem analisados separadamente.

Em Curicica, na Zona Oeste do Rio, há trechos em que o abastecimento está irregular há quatro meses. “Às 2h já estou pegando um pouquinho de água para encher as vasilhas. A água só chega de madrugada, às 5h já não tem mais. Eu, aos 67 anos e artrose, não tenho mais idade para isso”, reclama Dona Mariá.

Na casa do técnico de informática Luís Carlos Abreu, no bairro de Nova Cidade, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, água sempre foi artigo raro. “De um ano para cá piorou, a água começou a ficar escassa. Há uns dias, parou de vez. Tivemos que descer com as caixas d’água para tentar encher com água do poço e também temos comprado água”, contou ele.

No subúrbio do Rio, em Vista Alegre, Dona Edna está há dois meses sem conseguir encher as duas caixas d’água que tem no quintal. “A última vez que entrou água foi entre os dias 13 e 14 de dezembro. De lá para cá, não teve mais uma gota de água. Sempre foi assim, mas este ano está pior”, observa ela. O panorama é semelhante em locais como Guaratiba e Campo Grande, na Zona Oeste da capital, Mesquita, na Baixada Fluminense e São Gonçalo, na Região Metropolitana.

O que diz a Cedae

Sobre a situação de Nilópolis, a Cedae afirmou que a cidade só tinha um reservatório de água e ganhou outro no ano passado. A empresa, agora, estaria adaptando o sistema para levar água a todo o município. A previsão é de que o abastecimento serja feito em dez dias.

Em Vista Alegre, a Cedae disse que vai fazer manobras para que a pressão da água aumente e os moradores possam ter o fornecimento normalizado. Em Curicica, a empresa afirmou que está fazendo a substituição da rede e no bairro. A previsão é que em dez dias a obra seja finalizada e o sistema de interligação e o abastecimento , regularizados.

Sobre as outras reclamações, a Cedae afirmou que, nesta época do ano, o consumo aumenta muito e cada caso deve ser analisado separadamente.

Defensoria Pública diz o que fazer

“É uma situação desumana. O abastecimento é totalmente precário e não só em um lugar da cidade. O que mostra que há um problema e que o serviço está sendo prestado de maneira precária”, disse a defensora pública Larissa Davidovich, coordenadora do núcleo do consumidor.

Segundo a Defensoria Pública do RJ, os consumidores podem procurar os órgãos de defesa do consumidor ou a Defensoria, quando o problema não for resolvido de maneira adequada com a Cedae. De acordo com Davidovich, os consumidores podem pedir reembolsos de gastos com carros-pipa e reparação de danos morais. Para entrar em contato com a Defensoria Pública, o telefone é 0800 285 2279.    

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