Moradores não recenseados pelo IBGE podem agendar visita

Moradores não recenseados pelo IBGE podem agendar visita

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

Moradores que ainda não tiveram suas casas recenseadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o Censo 2010, podem agendar a entrevista com um recenseador. O IBGE encerra os trabalhos para o censo no próximo dia 31 de outubro.

Segundo a assessoria de imprensa do IBGE, o agendamento pode ser feito em um posto de coleta de dados ou por telefone, entrando em contato com a agência do Instituto em sua cidade ou estado. Para consultar o telefone da agência mais próxima à sua residência, o IBGE disponibiliza o telefone 0800-721-8181. O número, no entanto, não realiza agendamentos.

As entrevistas para o Censo 2010 começaram em 1º de agosto. Até esta segunda-feira (11), segundo o IBGE, 171.522.964 pessoas já foram recenseadas, o que equivale a 90% da população. Mais de 190 mil recenseadores atuam na coleta de dados, com a missão de visitar os 58 milhões de domicílios brasileiros.

A coleta de dados para o censo se dá presencialmente, por meio de entrevistas feitas pelos recenseadores com um ou mais moradores de cada domicílio.

De acordo com o IBGE, o censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios do país para traçar um perfil abrangente da população. Os resultados são repassados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e servem de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada cidade. A partir das estimativas populacionais são definidas as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios, segundo o Instituto.   Questionário

Existem dois tipos de questionário disponíveis para o censo: o questionário básico, com 37 questões, e o da amostra, com 108. O questionário por amostra inclui as mesmas perguntas do básico, somadas a outras. Os questionários são aplicados aleatoriamente, seguindo a proporção de estimativa populacional em cada município.

Depois de coletados em computadores de mão pelos recenseadores, os dados serão encaminhados a postos de coleta. Ao todo são 7 mil espalhados pelo país, para apoio e transmissão dos dados à sede.

Os questionários abordam temas como acesso a iluminação, abastecimento de água, saneamento, escolaridade dos moradores do domicílio, idade, trabalho e rendimento, enfim, itens fundamentais para identificar quantos e quem somos e como vivemos.

Após 31 de outubro, as informações coletadas passam por uma análise de consistência para verificar a veracidade dos dados antes de computá-los. Em 27 de novembro, o IBGE divulga os dados populacionais e os encaminha ao TCU.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições