MP abre inquérito para apurar mortes dentro do Pronto Socorro de Cuiabá

MP abre inquérito para apurar mortes dentro do Pronto Socorro de Cuiabá

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

O promotor do Ministério Público Estadual de Mato Grosso, Alexandre Guedes, abriu um inquérito civil para saber se as mortes ocorridas nesta semana dentro do Pronto Socorro de Cuiabá, principal unidade de saúde do estado, aconteceram devido à falta de equipamentos.

A primeira morte suspeita foi registrada no domingo (17) durante uma vistoria do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e do MP. Um documento escrito pelo médico que atendeu o paciente de 38 anos mostra que faltaram alguns itens básicos, como "bomba de infusão, ventilador mecânico, monitor e espaço físico adequado” para fazer o procedimento de cardioversão (choque dado no paciente para reanimá-lo). O relatório do MP foi encaminhado para análise do promotor.

Prontuário de paciente aponta a falta equipamentos no Pronto Socorro de Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)

  Já na segunda-feira (16), familiares do paciente José Pereira de Souza, 66, denunciaram que o idoso pode ter morrido por falta de uma serra elétrica usada para amputar perna. A falta da cirurgia na perna direita teria agravado o estado de saúde dele, que era considerado grave. Mas segundo informou a assessoria de imprensa do PSMC, o prontuário mostra que o idoso morreu por falência múltipla de órgãos, pneumonia, insuficiência renal aguda e insuficiência vascular.

Manoel Olegário de Souza Neto, filho do paciente, explica que a cirurgia do idoso estava marcada para ocorrer na última sexta-feira (13), mas, por falta do equipamento, teve que ser adiada para segunda. Contudo, o idoso não resistiu e morreu. A Secretaria Municipal de Saúde também abriu investigações para saber se as duas mortes podem ter sido provocadas por falta de equipamentos.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições