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MP chamará presidente da CET para discutir sinalização na Marginal Tietê

MP chamará presidente da CET para discutir sinalização na Marginal Tietê

Atualizado: Quinta-feira, 1 Julho de 2010 as 8:43

A promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo Maria Amelia Nardy Pereira irá chamar o novo presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Marcelo Cardinale Branco, para uma reunião na próxima semana. O objetivo é cobrar soluções para problemas na sinalização horizontal em alguns trechos da Marginal Tietê. Um relatório feito por um engenheiro do Ministério Público apontou sinalização deficiente em determinados pontos das pistas. O documento consta em um inquérito aberto pela promotora, em maio do ano passado, para investigar a falta de sinalização horizontal em vias da capital paulista, como faixas de pedestres e de divisão das pistas. “Vou ver se a gente faz um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar isso o mais rápido possível”, afirmou a promotora. Um engenheiro do Ministério Público realizou uma vistoria de constatação na Marginal Tietê e encontrou alguns pontos com problemas na sinalização. O relatório do técnico diz que “a sinalização executada na Marginal Tietê é deficiente e não instrui de forma adequada o percurso a ser seguido, como determina o Código de Trânsito Brasileiro”. Segundo o engenheiro, a via apresenta “inúmeras desconformidades na sinalização horizontal, as quais confundem facilmente os motoristas”. Entre os problemas apontados, há sobreposições de faixas antigas e pintadas recentemente. O técnico relata que flagrou veículos mudando repentinamente de faixas durante a inspeção - o que poderia provocar acidentes. “Na vistoria, observaram-se vários caminhões e carros mudando repentinamente e perigosamente de faixas, devido à sinalização confusa e deficiente”, consta no inquérito.

Com base no relatório, que tem fotos dos trechos considerados mais problemáticos, a promotora pedirá que a sinalização seja regularizada. “Em alguns pontos, ele [engenheiro] me mostra que a obra foi concluída, mas não está acertada [a sinalização]. Nesses pontos, eu quero que a CET resolva imediatamente. Não dá para esperar o término da obra”, afirma a promotora. Ela diz que recebe muitas reclamações de paulistanos relacionadas à sinalização da marginal.

A CET informou, na noite desta quarta-feira (30), que ainda não havia sido notificada e, por conta disso, não podia se pronunciar a respeito da reunião. A companhia diz que estabeleceu, em conjunto com a Dersa, um cronograma de implantação da nova sinalização da Marginal Tietê. “Com o término das obras, as sinalizações horizontal (pintura de solo) e vertical (placas de regulamentação, orientação e advertência) estarão devidamente implantadas conforme os mais rigorosos padrões de segurança de tráfego”, informa a CET.

Sinalização problemática

Apesar de melhorar a fluidez do trânsito, as novas pistas da Marginal Tietê são motivo de reclamação por parte dos motoristas que utilizam a via diariamente. As mudanças ocorridas há cerca de três meses ainda causam problemas de sinalização nas pistas central, expressa e local. O G1 percorreu os dois sentidos da Marginal Tietê nesta terça-feira (29) e constatou deficiências não apenas na pintura das faixas. Os problemas mais comuns são as dezenas de placas cobertas por plásticos negros e as faixas mal pintadas no asfalto. Em determinados trechos, não há indicação do limite de velocidade, o que confunde os motoristas. “Fico insegura, pois não sei se posso acelerar”, disse a motorista Luciane de Carla Steffen, de 37 anos.

Em outros trechos, como na altura da Ponte da Casa Verde, os motoristas, confusos com faixas sobrepostas na pista, brecavam e quase colidiam. “Caí sem querer na Rodovia dos Bandeirantes duas vezes. Tudo por causa dessa sinalização”, reclamou o gerente de serviços Márcio Tenório, de 35 anos.

A confusão é ainda maior para quem mora no interior e visita esporadicamente a capital paulista. Morador de Sorocaba, o mecânico Willian Alaminos, de 50 anos, teve problemas quando dirigia pela marginal. “Errei a saída e tive de dar uma volta enorme”, afirmou. “Antes, as coisas eram mais fáceis”, desabafou.

Em nota, a Dersa informou ao G1 que a sinalização na Marginal Tietê está sendo instalada desde que as pistas foram entregues, sempre entre 22h e 5h para não interferir no tráfego. De acordo com a Dersa, 85% do trabalho de colocação de faixa refletiva foram concluídos. Das 900 placas previstas, a empresa diz já ter instalado 375, de acordo com a prioridade estabelecida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A previsão de conclusão é fim de agosto.

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