MS deve produzir 204 mil toneladas a menos de grãos neste ano, diz Conab

MS deve produzir 204 mil toneladas a menos de grãos neste ano, diz Conab

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:39

Produtividade da soja em MS foi o mais baixo da 

região Centro-Oeste, diz Conab. (Foto:TV Morena)

  Mato Grosso do Sul deve produzir 204 mil toneladas de grãos a menos na safra deste ano em relação ao ano anterior, segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção deve cair de 9.568 milhões de toneladas para 9.364 milhões, o que representa uma queda de 2,1%.

De acordo com o levantamento a área plantada de grãos no estado teve um aumento de 5%, passando de 2.805 milhões de hectares da safra passada para 2.944 milhões nesta safra. Apesar do incremento, o órgão aponta que a produtividade nas lavouras de grãos deve ter uma queda de 6,7%, o que indica que o estado deve produzir 230 quilos a menos por hectare.

A cultura que mais impactou na queda de produção de grãos foi a soja, que teve uma redução de 5,2% no volume produzido.

Ainda segundo o levantamento, nesta safra foram produzidos 5.033 milhões de toneladas da oleaginosa no estado, sendo que no ano passado foram 5.307 milhões de toneladas. Apesar do incremento de 2,8% na área de plantio da cultura, que passou de 1.712 milhão de hectares da safra passada, para 1.760 milhão de hectares nesta safra, a produtividade nas plantações teve uma queda expressiva.

De acordo com a análise da Conab, nos meses de fevereiro e março as chuvas em algumas áreas pontuais foram mais intensas causando transtornos à colheita e perdas de qualidade do produto em Mato Grosso do Sul, que finalizou a safra de soja com produtividade de 2.860 quilos por hectare, quando a expectativa inicial indicava produtividade acima de 3.000 quilos por hectare plantado da oleaginosa.

Ainda segundo o órgão, o índice de produtividade da soja no estado foi o mais baixo da região Centro-Oeste.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições