MS terá biometria para controlar frequência de alunos em autoescolas

MS terá biometria para controlar frequência de alunos em autoescolas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:27

O sistema biométrico de controle de frequência de alunos de autoescolas começa a ser implantado na próxima segunda-feira (19), em dez estabelecimentos de Campo Grande. A implantação foi determinada em portaria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e deve ser aplicada a todos os centros de formação de condutores (CFCs) do estado até o fim do ano. Basta um toque no aparelho e os órgãos de trânsito já ficam sabendo que o aluno está na sala de aula da autoescola. Segundo a diretora de habilitação e trânsito do Detran, Elizabeth Félix, o sistema biométrico ajuda a evitar que o candidato registre a presença e fique fora da sala durante a aula.   "O sistema biométrico vem para dar agilidade e segurança no processo de formação de habilitação. O Detran on-line vai poder fiscalizar essa presença do aluno dentro da sala de aula e o cumprimento da carga horária", explica Elizabeth.

Em Mato Grosso do Sul, o registro da presença dos alunos ainda é feito manualmente por meio de fichas. O que acontece é que o candidato pode assinar a ficha no início da aula e sair, pois não há um controle. Com a biometria é diferente, já que o responsável pela fiscalização pode, por exemplo, chamar o candidato a qualquer momento pelo sistema, que terá um tempo determinado para confirmar a presença.

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Wagner Prado, disse que os donos dos CFCs tiveram dificuldades para encontrar os equipamentos necessários de acordo com as especificações do órgão de trânsito.

"A dificuldade é que só existe um importador para a aquisição desse aparelho. Então o sindicato procurou em vários estados e encontrou um paralelo, mas ele não atende a determinação da portaria. Com isso retardou um pouco o prazo para essa implantação", afirma Prado. Ainda segundo o presidente do sindicato, os aparelhos devem chegar de São Paulo até o fim desta semana.

A diretora de habilitação e trânsito do Detran alerta que, quem desrespeitar as regras, poderá ser punido. "A própria portaria já prevê punição, que vai desde suspensão até o descredenciamento [do CFC]. Nós temos hoje um sistema que o Detran desliga esse sistema e o CFC não consegue agendar suas aulas, não consegue agendar seus exames".

Durante o processo de implantação do sistema, o aluno vai ter que usar as duas formas de identificação. Por enquanto, a biometria será usada apenas nas aulas teóricas, mas a ideia é implantar o sistema, a longo prazo, também nos carros usados na preparação dos novos motoristas.

Em Campo Grande, 32 autoescolas estão autorizadas a aplicar aulas teóricas, e em todo o estado são 185. Cada uma deverá ter pelo menos dois aparelhos, sendo um reserva.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições