MST dá aval a nomeação de petista para o Incra

MST dá aval a nomeação de petista para o Incra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

Após três meses de discussão, o governo decidiu anteontem que o agrônomo Celso Lacerda será o novo presidente do Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária). Ele substituirá Rolf Hackbart, desde setembro de 2003 no cargo.

Filiado ao PT do Paraná desde 1994, Estado em que foi superintendente do Incra entre 2003 e 2008, Lacerda, 48, teve o apoio do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) durante o processo de escolha.

Lacerda era desde 2008 diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra.

A nomeação, cogitada pelo governo ao menos desde janeiro, deve ser publicada no "Diário Oficial da União" depois de amanhã. A posse pode ocorrer já na terça.

Na corrida pelo cargo, ele desbancou Cássio Alves Pereira --secretário da Agricultura no governo da petista Ana Júlia Carepa no Pará.

O MST afirmou que não comentará a nomeação até ela ser oficializada. Funcionários do órgão ouvidos pela Folha afirmaram que a chegada de Lacerda pode indicar a aceleração da reforma agrária, cujos resultados durante os oito anos de governo Lula foram criticados por movimentos sociais agrários.

Lacerda terá de lidar com o clima de instabilidade criado pelos planos do governo de fazer mudanças na estrutura administrativa do Incra.

Reunidas numa minuta de decreto, elas podem levar à criação de uma "diretoria-geral" e uma "corregedoria".

O novo presidente nasceu em Tupã (SP) e se formou na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), onde se licenciou em matemática. Antes de chegar ao Incra, passou 23 anos trabalhando com cooperativas de pequenos agricultores do Paraná.   Folha.com

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições