Museu do Futebol tem programação especial para a virada cultural

Museu do Futebol tem programação especial para a virada cultural

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

O Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu, participa pela primeira vez da Virada Cultural. Trata-se da grande festa que há cinco anos faz parte do calendário dos paulistanos para celebrar as mais diferentes formas de manifestação cultural.

No dia 2 de maio, a entrada do Museu é gratuita, e os visitantes têm doze horas para desfrutar de todas as atividades que o local oferece. A bilheteria funciona até as 21h, e o espaço permanece aberto até as 22h. São quatro horas a mais do que a programação tradicional.

As atrações começam já na entrada do Museu, com a Gincana 2 ou 1 do Futebol. A brincadeira incentiva os participantes a imitar as figuras do atacante, do goleiro ou do juiz por meio de diferentes expressões corporais.

Na sala Grande Área, a atividade Contação de história relembra a trajetória do craque Garrincha. Na Oficina de coleções, a proposta é levar crianças e jovens a explorar sua criatividade ao inventar seu próprio escudo de time ou criar mini-camisetas. A Esquete mostra o futebol no cotidiano de um casal, em uma performance rápida e divertida.

Os educadores do Museu apresentam a dinâmica Vestindo Época na Sala das Origens. Com adereços típicos de época, como chapéus, casacas e bigodes, eles mostram como eram os trajes e costumes dos brasileiros nos primeiros anos do futebol no país. O público pode vestir as roupas e registrar o momento, levando as imagens para casa.

Nas salas Copas do Mundo e Números e Curiosidades, diversos jogos, brincadeiras e oficinas temáticas relacionadas a futebol entretêm o público durante todo o dia.

Outra atração do Museu do Futebol para a Virada Cultural é um bate-papo com Alexandre Andolpho Silva e José Renato Sátiro Santiago Junior, coordenadores do MemoFut, grupo de memória e literatura do futebol. Eles conversam com a platéia sobre os campeonatos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Ceará, que se encerram no domingo (3 de maio). O encontro está marcado para 17h do dia 2, no Auditório Armando Nogueira.

Também no Auditório, a partir das 20h, o filme Preto Contra Branco aborda o preconceito racial no Brasil, tendo como referência um "clássico" do futebol de várzea entre moradores de dois bairros da periferia de São Paulo.

Serviço:

Virada Cultural no Museu do Futebol

Local: Museu do Futebol

Endereço: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)

Entrada gratuita no dia 02/05 (sábado)

Horários: das 10h às 22h (bilheteria das 10h às 21h)

Site: www.museudofutebol.org.br

Telefone: (11) 3663-3848

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições