Na 'cidade dos homens', mulheres movimentam fins de semana

Na 'cidade dos homens', mulheres movimentam fins de semana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Do dia para a noite, a pequena e pacata cidade de Balbinos, a 400 km de São Paulo, ganhou destaque na mídia por ter a maior população masculina do Brasil (82,2% dos 3.932 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas –IBGE). Pouco acostumada às lentes das filmadoras e aos flashes das câmeras, a população balbinense recebeu a notícia com certa desconfiança.   “A proporção aqui na cidade é igual, não tem muita diferença, não”, garante o comerciante Ailton Carlos Rigoto, de 47 anos. De fato, o número de mulheres e de homens é equilibrado na área urbana: segundo dados da prefeitura, 51% dos 1.191 moradores que vivem lá são mulheres. O que inflaciona o número, resultado do Censo 2010 divulgado na segunda-feira (29), é a presença de penitenciárias na zona rural. As duas unidades abrigam 2.556 detentos (quase o dobro dos 1.376 moradores em liberdade).

Os presídios começaram a funcionar em 2006. O que no início foi visto com receio e medo agora é celebrado pelos moradores –principalmente os comerciantes. Carlos Roberto Pereira, por exemplo, espera com ansiedade a chegada do fim de semana. “É quando tem visita nos presídios”, afirmou o homem de 46 anos, que é dono de um dos poucos restaurantes do município.   Às sextas-feiras e aos sábados, ele, sua esposa, a filha, o cunhado e mais uma funcionária se revezam no pequeno estabelecimento para cozinhar, arrumar mesas e atender a clientela – majoritariamente feminina. “Tem vez que recebo 50 fregueses. O normal são 15”, contou Pereira. “Muitas mulheres de presos vêm aqui e pedem para a gente fazer ‘quentinha’ para seus maridos.”

Esse turismo de fim de semana fez com que a economia do município (que é baseada em serviços e na indústria) esquentasse. “Antes, você conseguia alugar uma casa por R$ 80. Agora, não encontra imóvel com valor inferior a R$ 300”, disse a chefe de gabinete da Prefeitura, Flora Rosilene Carvalho.

Atualmente, os grandes empregadores do município são a Prefeitura, onde trabalham cerca de 170 pessoas, e uma fábrica de condimentos, responsável pelo sustento de ao menos uma centena de moradores e por deixar o Centro da cidade com o cheiro de temperos variados (nesta terça, o ar tinha aroma de sal com alho). O restante dos habitantes vive do comércio e uma pequena parcela trabalha no campo.

Antes, a maior parte da população trabalhava em plantações de café. Com a crise do setor, na década de 1950, houve um êxodo de balbinenses. “Tínhamos quase 5 mil moradores. Depois dessa crise, a maior parte foi trabalhar em outras lavouras, principalmente no Paraná”, revelou Flora.

O novo crescimento populacional veio justamente com os presídios, que, apesar de fortalecerem a economia, trouxeram problemas para a Polícia Civil.

BOs

Os quatro policiais do único Distrito Policial balbinense tiveram um aumento considerável no volume de trabalho. Dados da Polícia Civil indicam que antes das penitenciárias o número de boletins de ocorrência registrados era muito pequeno. Em 2005, por exemplo, foram feitos apenas 70 BOs; no ano seguinte, o esse número mais que dobrou, saltando para 181.

Em 2010, 72 das 181 ocorrências registradas na delegacia ocorreram nos presídios. “Aqui fora acontecem só discussões, no máximo”, afirmou o investigador Carlos Eduardo Labriolla, de 50 anos. “Nas prisões tem muita apreensão de drogas, ameaças e brigas”, acrescentou. E foi justamente em uma das unidades que foi registrado o único homicídio da história da cidade. “Foi em março desse ano. Um condenado estrangulou a mulher que foi visitá-lo”, lembrou, com pesar, o policial.

Fofocas

As dimensões da cidade facilitam o contato entre os moradores. Pode-se dizer que a maioria se conhece por nome ou apenas de vista. Isso faz com que notícias – sejam elas verdadeiras ou falsas – se espalhem como rastilho de pólvora. “É um boato novo por dia. É impressionante. Tem muita fofoqueira aqui”, disse a dona de casa Paula da Silva Cunha, de 26 anos.

Um exemplo: mal a informação sobre o número de homens na cidade foi divulgada e pessoas de todos os cantos do município já comentavam os dados do IBGE. Resultado: quando a reportagem visitou a cidade, nesta terça, todos os entrevistados sabiam o porcentual de pessoas do sexo masculino e já tinham opinião formada sobre o levantamento.

A vendedora Natália Cristina Ferreira, de 21 anos, acredita que, na prática, o número de mulheres é superior. “Aqui a mulherada fica em cima dos homens. Inclusive dos que já têm dona”, afirmou. “Eu fui vítima. Uma amiga roubou meu namorado e eu roubei ele de volta, depois de brigar com ela”. Apesar da confusão, hoje Natália está feliz e casada com esse rapaz.

Juventude

Poucas são as opções de diversão para a juventude em Balbinos. Adolescentes, rapazes e moças ouvidos pelo G1 relataram que o ponto de encontro dos jovens é um posto de gasolina no Centro. Além da lanchonete que funciona até tarde, o lugar serve de palco para apresentações musicais em alguns fins de semana. Além do posto há a praça central, onde nos dias ensolarados o pessoal se reúne para tomar sorvete e ouvir música.

Baladas, shopping centers e cinema, só nas cidades próximas. “Quando quero sair, vou para Lins, Pirajuí e Bauru”, contou Ailton Rigoto Júnior, de 18 anos. E é fora de Balbinos que ele procura as garotas. “Aqui não dá para namorar ou ficar. Aqui qualquer pingo d’água se torna tempestade”, brincou.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições