Naomi Campbell testemunha nesta quinta em processo contra Charles Taylor

Naomi Campbell testemunha nesta quinta em processo contra Charles Taylor

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

A atenção da mídia internacional ao processo do ex-presidente liberiano Charles Taylor, julgado em Haia por crimes de guerra e crimes contra a humanidade, se voltará nesta quinta-feira para o testemunho da top model britânica Naomi Campbell ante o Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL).

O testemunho da modelo demonstrará, segundo os promotores do TESL, que Taylor mentiu ao afirmar que jamais possuiu diamantes brutos, apesar de o advogado do acusado, Courtenay Griffiths, afirmar que isso é apenas "um ardil publictário barato".

A modelo foi intimada a comparecer, em 29 de julho, ante o TESL e foi informada que, caso não se apresentasse, poderia ser condenada a sete anos de prisão.

"Diamante de sangue"

A modelo vai prestar depoimento sobre um "diamante de sangue" que teria recebido de presente do ex-presidente liberiano.

Em maio passado, a acusação havia pedido que Campbell fosse intimada para responder a suspeitas levantadas pela atriz Mia Farrow, de que Taylor teria dado de presente um diamante à supermodelo britânica em setembro de 1997, após um jantar organizado pelo então presidente sul-africano, Nelson Mandela.

Segundo a promotoria, Taylor viajou em setembro daquele ano à África do Sul para vender ou trocar por armas diamantes recebidos de rebeldes de Serra Leoa.

Taylor é suspeito de ter liderado os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Serra Leoa, abastecendo-os com armas e munições em troca de diamantes, durante a guerra civil naquele país, de 1991 a 2001.

A acusação acredita que as evidências de Campbell, que em outras oportunidades se negou a falar com a promotoria sobre o suposto presente, darão suporte à alegação de que Taylor tem acesso a diamantes brutos, uma alegação que ele tem negado.

Taylor, de 62 anos, é acusado de 11 crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante a guerra civil no país africano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições