Nem STF entra em acordo sobre cadeiras vagas

Nem STF entra em acordo sobre cadeiras vagas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

Cinco meses após as eleições nem os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entram em acordo sobre quem deve assumir cadeiras no Legislativo que ficaram vagas depois que os titulares se licenciaram para exercer cargos no Executivo.

O ministro Ricardo Lewandowski determinou nesta quinta-feira que a cadeira seja herdada pelo primeiro suplente da coligação. Também ontem o ministro Marco Aurélio reafirmou que o posto deve ser assumido pelo suplente do partido. Os dois integram o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Marco Aurélio aproveitou para pedir providências por parte do presidente do STF, Cezar Peluso, e do Ministério Público Federal contra a decisão da Câmara de não ter cumprido imediatamente uma liminar dada anteriormente que já tinha determinado a posse do suplente do partido, no caso específico, Severino de Souza Silva.

"Quanto ao quadro, que já tive a oportunidade de rotular como preocupante, notem que, em um Estado Democrático de Direito, os pronunciamentos judiciais devem ser imediatamente acatados, em especial quando relativos a mandado de segurança. Nada justifica o descumprimento quer pelo cidadão comum, quer por agente político, quer por segmento de um Poder como é a Câmara dos Deputados", disse o ministro.

Por Mariângela Gallucci

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições