No embalo de Lula, Sarney topa estrelar filme e cineasta diz que produção não será "baba ovo"

No embalo de Lula, Sarney topa estrelar filme e cineasta diz que produção não será "baba ovo"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O cinema nacional ganhou recentemente a história do presidente Lula na telona e agora mira a biografia de mais um político vivo: a do ex-presidente da República e atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O cineasta Silvio Tendler confirmou ao R7 que o senador topou a ideia após dar depoimento para uma produção sobre Tancredo Neves que Tendler lançará em abril, mas disse que ainda não há previsão para as filmagens e que não será um documentário ''para levantar a bola'' de Sarney.

''Não é um filme para botar panos quentes em nada. É uma viagem em torno do mais antigo político brasileiro. Eu queria fazer uma longa entrevista com ele sobre a política brasileira, não é um baba ovo. Ele falou 'vamos fazer, eu topo fazer esse filme porque quero falar também'. É um filme que é interesse dos dois.

A assessoria de Sarney confirmou à reportagem a conversa do senador no final do ano passado com o cineasta e disse que não foi discutida ajuda financeira ao filme por parte do parlamentar.

O filme ainda não tem nome, data, nem o quanto vai custar. Tendler disse que tem dois outros projetos para depois de abril, mas que passará na frente o de Sarney se conseguir  recurso - público ou privado - e que o senador não se propôs a bancar o filme “porque não ficaria bem”.

''O que sair primeiro [recurso] eu vou fazer. Se conseguir alavancar produção para o [filme do] Sarney, vou direto nele. Hoje não tenho recursos para fazer o filme''.

Tendler disse que o filme não está ligado a ''nenhum desejo do Sarney de vincular a nenhum fato político'' e que ficará ''pronto quando tiver que ficar'', mas que deve sair em 2011, após as eleições.

''Não é um filme que está ligado a nenhum calendário eleitoral, não tem nenhuma cronologia''.

Tendler disse que não quer passar ''esponja'' em passagens polêmicas da vida de Sarney, mas que os ''escândalos conjunturais'' - como os que atingiram o senador no ano passado- ''não fazem parte da matéria'' do seu filme. Sarney foi acusado, entre outras coisas, de usar decisões secretas no Senado para beneficiar parentes e aliados com cargos e salários, mas o Conselho de Ética arquivou todos os pedidos de investigação contra ele.

O cineasta - que já filmou a história dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart - contou que o filme sobre Tancredo Neves já ouviu- além de Sarney- o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), e que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e neto de Tancredo “está na fila para ser ouvido”.

''É um filme sem preconceitos, vamos conversar com gente de todos os quadrantes políticos''.

Por Andréia Sadi

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições