Novo ministro diz não fazer pré-julgamentos sobre caso Arruda

Novo ministro diz não fazer pré-julgamentos sobre caso Arruda

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse nesta quarta-feira preferir não fazer "pré-julgamentos" sobre o escândalo envolvendo o mensalão do DEM no Distrito Federal e tampouco sobre um pedido de afastamento ou de prisão do governador José Roberto Arruda (sem partido), apontado como líder do esquema.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, encaminhou nesta terça-feira ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pedido para que o Ministério Público tome medidas judiciais a fim de garantir o afastamento imediato e até a prisão de Arruda.

Suspeito de coordenar um esquema de mensalão para pagar propina a deputados distritais em troca de apoio político, o político chega a aparecer em um vídeo guardando maços de dinheiro em uma sacola. Outras imagens mostram parlamentares escondendo dinheiro até nas meias e um empresário recolhendo cédulas e as colocando na cueca.

"A Polícia Federal está investigando o assunto, o inquérito está aberto. Vou aguardar informações mais precisas desse inquérito nesse caso", afirmou. "(Prefiro) não fazer pré-julgamentos, não avaliar essa questão antes de conhecer o inquérito que está mão na Polícia Federal. Na verdade temos um Ministério Público atuante, temos as instituições funcionado no Brasil, acreditamos na credibilidade dessas instituições."

Sobre eventuais críticas à Polícia Federal, que recentemente foi acusada de ser utilizada no Rio Grande do Sul contra a governadora Yeda Crusius (PSDB), adversária de Tarso Genro (PT), o ministro observou que os policiais não perseguem políticos e que críticas não serão usadas para inibir a atuação da força policial.

"As críticas não vão impedir nem reduzir o trabalho da Polícia Federal. A PF é republicana, é uma polícia que não persegue nem protege e vai continuar agindo", disse. "Muitas vezes (críticas) são naturais, partem de todos os segmentos. Pessoas atingidas por investigação ou por operação muitas vezes reclamam, mas não podemos nunca permitir que a PF freie suas operações por causa dessas reclamações."

Por: Laryssa Borges

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições