Novo sistema do Detran de SP causa problemas para motoristas no interior

Novo sistema do Detran de SP causa problemas para motoristas no interior

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:59

O novo sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para tirar ou renovar a carteira de motorista no interior do estado está com lentidão e falhas, gerando muita reclamação. Em alguns casos, os motoristas são obrigados a repetir os processos porque o sistema não registrou o que foi feito.

A ajudante de cozinha Solange da Silva foi à autoescola e participou das aulas durante oito dias. Entretanto, ela não conseguiu registrar presença porque a identificação biométrica não funcionou. Agora, ela terá que fazer tudo novamente.

"Do mesmo jeito que eles querem que a gente confie na palavra deles, eles deveriam confiar na nossa, já que o sistema não vale. Uma folha com a assinatura de todos os alunos que estavam aqui deveria valer para o Detran", afirmou ela.

A dona de casa Gabriela Juliana está na mesma situação. Vai todos os dias à autoescola para registrar a digital. Ela precisa esperar a aula toda para repetir o processo na saída. "Eu passei a tarde aqui, eu vou ter que passar mas duas tardes sem fazer nada por causa do sistema falho do Detran. Esse sistema foi criado sem avaliação nenhuma, a gente está sendo cobaia. Não funciona", disse ela.

O Governo de São Paulo decidiu implantar o novo sistema depois que o Ministério Público denunciou, em junho de 2008, um esquema de corrupção envolvendo o Detran e autoescolas de todo o estado. Nele, o aluno conseguia tirar a carteira de habilitação sem assistir a nenhuma aula.

Desde janeiro do ano passado, todo o processo passou a ser eletrônico em cidades do interior. Antes de ir a uma autoescola, o aluno faz um pré-cadastro na internet. Depois, vai ao Detran, Ciretran ou a um Poupatempo com a documentação obrigatória para a coleta das impressões digitais dos dez dedos. Ele também tira uma foto e faz uma assinatura. Só depois pode procurar os profissionais para ser examinado e ter autorização para se matricular em um centro de formação de condutores.

Para o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, os problemas não estão apenas no sistema, mas também na falta de treinamento. Não há previsão para a implantação na capital paulista.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições