Novo sistema pode prever enchentes com 2 horas de antecedência em SP

Novo sistema pode prever enchentes com 2 horas de antecedência em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O novo Sistema de Prevenção e Alerta de Enchentes apresentado nesta quarta-feira (13) pelo Governo do Estado de São Paulo é capaz de prever o transbordamento de rios com até duas horas de antecedência. A previsão é feita por meio de um modelo matemático desenvolvido por professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), integrando dados pluviométricos históricos e também os enviados em tempo real pela rede de estações de medição de níveis d’água nos rios e córregos e pelo radar meteorológico.

A antecedência permitirá à Defesa Civil do estado alertar as cidades que poderão sofrer problemas e evitar que a população seja pega de surpresa. “Você não vai poder evitar a inundação que vai estar vindo, você vai informar a Defesa Civil, que está apta a preservar a vida das pessoas e parte do patrimônio”, afirmou o governador Alberto Goldman. “É um tempo razoável para preservar vidas. Você não vai evitar uma eventual perda de patrimônio. O trabalho que tem que ser feito é o de prevenção. Ele terá que continuar sendo feito eternamente.”

O sistema, que teve um custo de R$ 2 milhões - já conta com duas salas de situação que reúnem os dados – uma no Centro da capital paulista e outra em Piracicaba, no interior do estado. Outras duas salas estarão montadas até o início do próximo ano – em Taubaté e Registro, também no interior. No total, o sistema abrange informações de uma área de 150 mil quilômetros quadrados, habitada por 30 milhões de pessoas, composta pelas bacias do Alto Tietê e do Rio Piracicaba.   O modelo matemático começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano. Atualmente, estão distribuídas no estado estações de medição de nível pluviométrico – outras 40 devem ser instaladas até o fim do ano. O sistema também reúne informações de todas as represas e dos sistemas de controle de enchentes da região metropolitana, como piscinões e barragens,

Também nesta quarta, o governo informou que já está publicada a licitação internacional para a compra de um novo radar meteorológico para o estado. De acordo com a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, o equipamento irá custar cerca de R$ 8 milhões e deve estar em funcionamento até o fim de 2011. “O atual tem 20 anos, temos dificuldade de manutenção, além da desatualização técnica”, explicou a secretária, ressaltando, entretanto, que ele ainda funciona satisfatoriamente.

Outro edital, para a elaboração do complemento do plano diretor de macrodrenagem, também já foi lançado. Com ele, será feito o estudo das sub-bacias que compõem o Alto Tietê, gerando novas ações e medidas contra as inundações.

Tempo real

As salas de situação em São Paulo e Piracicaba são conectadas on-line – durante o lançamento, foi feita uma videoconferência entre os dois locais. Assim que o modelo matemático conseguir prever a possibilidade de problemas por causa da chuva, os dados são repassados para as salas, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo e para a Defesa Civil do estado.

A cada dez minutos, os dados coletados nos rios são enviados para um servidor. E os técnicos que trabalham na área podem acompanhar pela internet. Se o dia estiver chuvoso e preocupante, os dados podem ser enviados em intervalos menores, de até um minuto.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições