Pacientes enfrentam fila para marcação de consultas em Salvador

Pacientes enfrentam fila para marcação de consultas em Salvador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

Quem precisou de atendimento no Hospital Santa Izabel, em Salvador, enfrentou filas enormes na manhã desta terça-feira (6). Alguns pacientes relataram que, mesmo há cerca de cinco horas na fila, não conseguiram a consulta. “É muita humilhação. Estou aqui doente, com febre, gripada, mas chego aqui e não consigo nada”, desabafa a aposentada Maria Melo, que estava à procura de um angiologista.

Para cuidar da saúde o baiano tem enfrentado longas filas para conseguir atendimento de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como foi percebido na ladeira do Hospital Santa Izabel, localizado no bairro de Nazaré. Mais de 300 pessoas tentavam marcar consultas.

“Minha mãe usa marcapasso. Ela esteve aqui no dia 13 de abril de 2010, a última consulta dela. Pediram para retornar seis meses depois. Só que nisso, a gente ligava para cá, liga todo dia e nunca abre agenda”, diz a dona de casa Solange Cardoso.     Muitos pacientes se queixam de exames que perderam a validade por causa da demora para marcar consulta. “Fiz um exame há um ano e meio e até hoje não consegui entregar. Isso é um desrespeito às pessoas”, lamenta a empregada doméstica Gildete Leite.

Depois de quase quatro horas na fila, a aposentada Guiomar Carvalho, de 84 anos, não conseguiu a consulta com o cardiologista. “Vou para casa sem marcar, dizem que acabou ontem a marcação”, explica.

De acordo com a gerência médica do Hospital Santa Izabel, a fila não deveria existir porque a marcação para casos de média e alta complexidade de pacientes que já receberam o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde deve ser feita por telefone, através do número 160.

“Há mais de um ano essa demanda era atendida de forma espontânea. Hoje não. Ela deve ser referenciada pelo número 160, da Secretaria Municipal de Saúde. Os clientes cirúrgicos e alguns clínicos, quando saem do hospital, já são pré-agendados para revisão. Pode acontecer que em alguns momentos tenha intercorrências”, expõe.

A coordenadora de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Maricela Macêdo, reforçou a importância de marcação de consultas e exames pelo telefone 160, para evitar as filas. Ela disse ainda que em uma reunião marcada para esta tarde vai discutir o aumento de cotas no hospital Santa Izabel.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições