Para centenários de MG, trabalho e música são segredos da longevidade

Para centenários de MG, trabalho e música são segredos da longevidade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

O médico Alcindo Henriques e o ex-maestro Israel dos Santos, que moram na Região Metropolitana de Belo Horizonte, têm um século de vida. Conhecer pessoas como eles vai ser cada vez mais comum em Minas Gerais, que tem um total de 2.597 centenários, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma moradora da cidade de Carangola, na Zona da Mata, foi reconhecida pelo Guinness, o livro dos recordes, como a pessoa viva mais velha do mundo, nesta quarta-feira (18) . Maria Gomes Valentim, de 114 anos, nasceu em 9 de julho de 1896 e tem 48 dias de vida a mais que a antiga detentora do recorde, a norte-americana Besse Cooper.

O estudo do IBEG apontou também que Minas é o terceiro estado brasileiro com mais pessoas centenárias.

Para Alcindo Henriques e Israel dos Santos, o segredo para a longevidade pode estar em manter o corpo e a mente ocupados.     Mesmo após a aposentadoria, Alcindo continua exercendo a profissão. Toda quarta feira (19), ele sai de casa às 5h, antes de o sol nascer, e enfrenta uma hora no ônibus até Betim, na Grande BH, para visitar pacientes, que atende gratuitamente. "Pegar o ônibus mais cedo é melhor pra mim. Eu vou sentado", diz.

Dr. Alcindo trabalhou na Colônia Santa Isabel durante muitos anos. A clínica é especializada no tratamento de idosos. "Eu sou satisfeito de estar servindo ao meu próximo", diz o clínico geral, que atende há 74 anos. O centro cirúrgico onde ele trabalhava leva o nome dele. "Enquanto tiver força pra andar, vou fazer minhas visitas domiciliares. O que eu faço é um dever meu", completa.

Já para Israel dos Santos, a inspiração da música é o que ajuda a vencer as dificuldades. A história dele se confunde com a de Vespasiano, na Grande BH, onde sempre morou. "Achava difícil chegar lá. Graças a Deus cheguei feliz", diz ele.

Ele relata que tem saudades da juventude e de comandar a banda de música da cidade. "É um prazer estar à frente da nossa banda. Nunca esqueci do meu tempo", diz.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições