Para procurador-geral, "saques aos cofres públicos" continuam no DF

Para procurador-geral, "saques aos cofres públicos" continuam no DF

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar na noite desta quarta-feira (30) pedido de intervenção no Distrito Federal, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que o suposto esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal no governo do DF, que ficou conhecido como mensalão do DEM, continua em atividade.

''Nós continuamos a ter na estrutura do DF um esquema de corrupção montado e que precisa ser desarticulado. O MP continuará atuando da mesma forma, com a mesma energia no sentido de punir e responsabilizar todos os envolvidos nesses verdadeiros saques aos cofres públicos do DF', afirmou o procurador-geral.

Na semana passada, ao dizer que havia "indícios" de que o suposto esquema permanece em atividade, o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), não quis comentar as declarações do procurador-geral.

Na defesa que a Procuradoria do Distrito Federal fez contra o pedido de intervenção, porém, o governo do DF alegava que as instituições funcionavam normalmente e que medidas haviam sido tomadas para corrigir os problemas apontados em contratos, por exemplo.

O pedido de intervenção foi feito pela PGR, em fevereiro, depois da prisão do então governador, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), devido às investigações da PF sobre o suposto esquema de pagamento de propina envolvendo parlamentares e membros do Executivo do DF.

Gurgel disse ainda que a PGR aguarda a conclusão de perícias realizadas pela Polícia Federal para encaminhar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a denúncia contra os envolvidos no suposto esquema.

Crise

O Distrito Federal enfrenta uma crise política desde que a Polícia Federal deflagrou, em novembro de 2009, a Operação Caixa de Pandora, que investiga um suposto esquema de propina no governo distrital, envolvendo o primeiro escalão do Executivo e o Legislativo local.

As denúncias levaram à prisão e afastamento do então governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) por tentativa de suborno de uma testemunha do caso em fevereiro. Dias depois, o vice-governador Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM) renunciou ao cargo, assumindo interinamente o então presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.

Durante a prisão, Arruda teve o mandato cassado pelo TRE-DF por infidelidade partidária, deixando vago o cargo. José Roberto arruda foi solto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 12 de abril, após dois meses preso.

Por Débora Santos

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições