MENU

Paraná reduz índices de desmatamento

Paraná reduz índices de desmatamento

Atualizado: Quinta-feira, 5 Junho de 2008 as 12

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, apresentou durante a Escola de Governo desta terça-feira, 3 de junho, balanço sobre as ações desenvolvidas em 2007 e 2008, para garantir a recuperação de remanescentes florestais, ampliação da fiscalização, proteção dos recursos hídricos, redução na geração de lixo e educação ambiental.

Rasca reforçou o convite para as 150 atividades da Agenda Unificada, que seguem até a próxima segunda-feira, 9, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho. "A Semana do Meio Ambiente para nós é uma semana de reflexão, que gostaríamos que se repetisse todos os dias e todos os meses. Infelizmente o ser humano ainda necessita de forte apelo para perceber a necessidade da mudança de comportamento, em relação ao uso dos recursos naturais", declarou o secretário.

Ele comentou os índices, divulgados em 27 de maio pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe e Fundação SOS Mata Atlântica que comprovam a redução nos índices de desmatamento do Paraná. "Na pesquisa anterior, havíamos reduzido em 88% o desmatamento no Paraná e agora, os dados mais recentes comprovam uma redução ainda maior", comemorou Rasca. No último levantamento, o Paraná aparece como o quarto colocado no ranking nacional de desmatamento - e não mais como segundo, conforme o atlas sobre a perda de cobertura florestal entre os anos 2000 e 2005.

Entre as medidas eficazes na redução do corte de florestas no Paraná, Rasca mencionou o novo sistema de monitoramento via satélite - idealizado pelo atual presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko - e que detecta focos de desmate a partir de 900 metros quadrados.

Postado por: Claudia Moraes

veja também