Parceria com municípios é essencial para sucesso de projetos

Parceria com municípios é essencial para sucesso de projetos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

A presidente Dilma Rousseff sanciona o projeto de

lei que institui o Sistema Único de Assistência

Social (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

  A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (6) que as parcerias com estados e municípios são essenciais para o sucesso de projetos do governo federal. Dilma participou da cerimônia de sanção do projeto que institui em lei o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Em um país como o nosso, de dimensões continentais, muitas de nossas políticas sociais e políticas em geral não teriam alcançado eficiência e efetividade sem as parcerias com estados e municípios”, disse.

De acordo com Dilma, o Sistema Único de Assistência Social, criado em 2005 por meio de uma resolução e que agora passa a ser lei, vai ajudar a concretizar o “Brasil sem Miséria”, programa que visa a erradicação da extrema pobreza.     “A nova lei do Suas chega em um momento propício pois ela será determinante para vencer o desafio de superação da miséria. Será fundamental para o Brasil sem Miséria. O Suas será responsável pelo acompanhamento e encaminhamento de ações do Brasil sem Miséria”, afirmou.

Suas

O Suas foi criado em 15 de julho de 2005, por meio de resolução do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS) e é composto pelo poder público e pela sociedade civil, atuando por meio de conselhos municipais de assistência social e de entidades e organizações sociais públicas e privadas.

A nova lei, sancionada por Dilma, tem o objetivo de complementar a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e garantir a continuidade das ações que já vêm sendo realizadas, incluindo o enfrentamento da pobreza. Há seis anos, o Suas realiza atividades na área de assistência social, com a finalidade de garantir proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.

Atualmente, o sistema conta com 7.607 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 2.155 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos quais cerca de 220 mil profissionais atuam para assegurar os direitos da população mais vulnerável.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições