Parte de obra de shopping desaba e compromete casas no ABC

Parte de obra de shopping desaba e compromete casas no ABC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Uma parte da construção do Shopping Golden Square, no Jardim Três Marias, em São Bernardo do Campo, no ABC, desabou no domingo (31). A obra estava no sétimo andar. Os moradores do bairro reclamam das rachaduras que estão aparecendo nas casas.

A rachadura no muro da casa de Luzia Barbatti foi remendada, mas o piso também tem trincas e o encanamento estourou. Ela diz que o conserto saiu caro. “Paguei R$ 300, mas pesa no orçamento”, avalia.

Os moradores do Jardim Três Marias dizem que a estrutura das casas foi abalada por causa da obra no terreno ao lado. As primeiras rachaduras apareceram no início da construção e pioraram quando prédio desabou. Os vizinhos contam que sete andares foram ao chão.

“Eu estava dormindo e acordei com o estrondo. Estremeceu a cama e meu marido pensou que fosse trovão. Quando eu sai já tinha caído tudo”, diz a dona de casa Ana Marilda Sartori.

A estrutura que caiu fazia parte do projeto de ampliação do Shopping Golden Square que fica na Avenida Kennedy, uma das mais movimentadas de São Bernardo do Campo. O desabamento atingiu também o teatro da universidade vizinha do shopping.

“A Metodista tomou a iniciativa de interditar o espaço por uma questão de segurança, para garantir a segurança dos professores, alunos e funcionários. Tão logo a gente tenha a definição de que não há perigo para essas pessoas, a gente deve reabrir esse espaço”, explica Paulo Roberto Sales Garcia, diretor de comunicação da universidade.

A Metodista afirma que a construtora do shopping se comprometeu a arcar com todo o prejuízo. Mas os moradores dizem que não tiveram qualquer resposta. “Eu não vi a Defesa Civil. O shopping também não veio. Algumas vezes quem procurou fomos nós”, reclama a comerciante Rosa Pereira Gomes.

A situação é ainda pior na casa da aposentada Ana Gonçalves Labiatari. O encanamento de água estourou e a conta dobrou de valor de um mês para o outro.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo disse que a obra é regular - o shopping tem alvará até 2013. A Prefeitura, entretanto, ainda não sabe o que provocou o acidente. Segundo a administração municipal, não há risco de desmoronamento. Por isso, a obra deverá continuar.

A construtora diz que está tomando providências e que não foi informada sobre os danos causados às residências.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições