Peritos vistoriam bueiro que explodiu na Zona Sul do Rio

Peritos vistoriam bueiro que explodiu na Zona Sul do Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) recolheram na manhã desta quarta-feira (6), amostras de material encontrado na caixa subterrânea da Light, onde um transformador explodiu na sexta-feira passada (1º), na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

A vistoria foi acompanhada por policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e por técnicos da Light. Uma faixa da Avenida Nossa Senhora de Copacabana teve que ser interditada. De acordo com a polícia, as amostras serão analisadas e um laudo será emitido. O objetivo da vistoria é conferir que tipo de combustível é usado no transformador.

Procon notificou Light

O Procon do Rio notificou a Light na terça-feira (5) para que a empresa explique o risco de explosões nos bueiros da cidade. Segundo o Procon, a Light terá dez dias para apresentar a sua justificativa.

Na segunda (4), a prefeitura do Rio pediu que a empresa repasse às autoridades administrativas os pontos críticos, considerados de alto risco em sua rede subterrânea, para que se evite novas explosões de bueiros.

O Secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, admitiu que foi um “desconforto” saber dos 130 pontos críticos da rede da Light através da mídia. Para evitar surpresas desagradáveis, a prefeitura criou também uma comissão multidisciplinar para acompanhar as medidas a serem adotadas.     Mapeamento e manutenção

Em nota, a Light informou que "as 1.170 câmaras subterrâneas prioritárias - definidas após mapeamento e diagnótico em toda a rede - foram todas inspecionadas". Desse total, ainda segundo a concessionária, "1.040 já foram modernizadas", e "as 130 câmaras restantes estão sendo trabalhadas pelas equipes de manutenção da Light - o que não justifica, ao contrário do que tem sido noticiado, a afirmativa de que 'irão explodir' ".

Além da Light, as outras concessionárias que operam os serviços da cidade, como a CEG (gás), a Oi (telefonia), e a Cedae (água e esgoto), também terão que repassar à prefeitura um mapeamento do subsolo da cidade.

Grande tampa de bueiro atingiu táxi após explosão

em Copacabana

  Campo minado

“A Light precisa nos repassar de imediato a relação dos locais, que necessitam de obras emergenciais, além de nos informar oficialmente que providências estão sendo tomadas para evitar os problemas. O que não pode acontecer é repetir o que vimos na sexta-feira. Ali não era a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e sim um campo minado”, comentou Osório.

A concessionária, no entanto, se defende da acusação, alegando que "em nenhum sistema elétrico do mundo existe probabilidade de falha zero". "Não existem os chamados 'bueiros bomba'", afirma a nota da Light.

Em comunicado, a concessionária diz ainda que "o ocorrido na última sexta-feira fez com que a empresa intensificasse os trabalhos da força-tarefa, no sentido de concluir com a maior brevidade possível a modernização de todas as câmaras remanescentes; sem preterir o atendimento aos demais serviços prestados na rede da empresa".

No dia 29 de junho de 2010, um casal de turistas americanos foi atingido pela explosão de um bueiro na esquina da Rua República do Peru com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A mulher ficou 68 dias internada na Clínica São Vicente, na Gávea.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições