MENU

Pesquisa da CET mostra que pedestre não conhece seus direitos

Pesquisa da CET mostra que pedestre não conhece seus direitos

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 1:05

Uma pesquisa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelou que pouco mais da metade das pessoas que andam a pé sabe que, quando o pedestre acena para atravessar na faixa onde não há semáforo, o carro deve parar. As pessoas desconhecem esse direito, apesar de a maioria já estar por dentro da Campanha de Proteção Intensificada lançada pela CET.     Se a pessoa está atravessando a faixa de pedestre e o sinal fica verde para o motorista, o pedestre tem o direito de chegar ao outro lado com tranquilidade. Deixar de dar preferência a pedestres que ainda não concluíram a travessia ou que estão em uma faixa sem semáforo é infração gravíssima e acarreta em sete pontos na carteira, com multa de R$ 191,53. Não dar preferência a pedestres que atravessam na transversal também é infração grave, dá multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

O pedestre também tem as suas responsabilidades. Vários pedestres atravessam quando o semáforo está fechado para eles ou fora da faixa. “Quando o sinal está aberto para o carro, o pedestre tem que aguardar seu tempo de travessia”, explica. Nancy Schneider, superintendente de Educação e Segurança da CET. Segundo ela, outra informação importante é em locais onde não tem faixa nem semáforo. “Se o pedestre estiver a menos de 50 metros de uma faixa, precisa ir até ela. Se estiver a mais de 50 metros, é necessário fazer o sinal do braço, esticar a mão, aguardar o carro diminuir a velocidade, parar e , só assim, atravessar.”

Proteção ao pedestre

A CET intensificou na última segunda-feira (8) a fiscalização sobre motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante travessias nas faixas de pedestres. A ação dos fiscais se concentra inicialmente na região central e na região da Avenida Paulista. Ao todo, 154 agentes de trânsito vão atuar na campanha, segundo a CET.

Para orientar os motoristas, serão implantadas em cruzamentos 142 faixas de sinalização com as mensagens: "Pare antes da faixa. Evite multas e pontos na carteira" e "A faixa é do pedestre. Evite multas e pontos na carteira."

A CET implantou o Programa de Proteção aos Pedestres em maio, depois de mapear 13 áreas consideradas críticas. Nos cruzamentos do Centro e da Avenida Paulista, onde o programa foi implantado, o número de acidentes diminuiu 69% entre maio e junho em relação ao mesmo período de 2010.          

veja também