Pico de dengue no Rio pode durar mais três semanas, diz secretário

Pico de dengue no Rio pode durar mais três semanas, diz secretário

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

O município do Rio de Janeiro, que já conta com 13.830 casos de dengue notificados e oito mortes confirmadas até o mês de março, vive o momento de pico da doença, que ainda pode durar mais três semanas. A informação é do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, que falou com o G1 nesta sexta-feira (1º).

“Estamos dentro de um momento de um ciclo normal, que aponta como pico e que deve durar até daqui a três semanas”, disse o secretário, ressaltando que não há como prever até quando a cidade sofrerá o aumento do número de casos da doença. Segundo ele, a proliferação da dengue é multifatorial. Depende tanto da ação da sociedade no combate ao foco, como também da chuva, do calor, da duração do dia, entre outros fatores. Dohmann explicou que já era previsível que a cidade atingisse um pico de número de casos.

Ciclos

O ciclo da doença pode acontecer a cada três anos ou até mesmo a cada cinco anos. A cidade do Rio apresentou epidemia entre 2001 e 2002 e depois voltou a sofrer com o surto da doença entre 2007 e 2008. “É o ciclo da doença normal. A doença tem a sua curva, a cada ano se forma uma nova curva, sabemos isso por observação da natureza. O ciclo do mosquito é assim”, disse o secretário.

Na quinta-feira (31), a Secretaria estadual de Saúde informou que dez municípios do Rio de Janeiro estão com epidemia de dengue. O órgão anunciou que já foram registradas 24 mortes no estado.

Rio é o município que registrou mais mortes no estado

O Rio é o município com o maior número de mortes por dengue no estado. De acordo com Dohmann, o número de mortes, que ele diz estar abaixo da taxa dos outros anos de epidemia, preocupa e é o principal foco da secretaria.

“A gente monitora como estão os atendimentos nos postos, se há sobrecarga. Vendo aumentos de casso nas regiões, tomamos medidas para aumentar a oferta de atendimento. Esse é o principal mecanismo para manter o menor índice de mortalidade”, explicou.

Dohmann disse ainda que a segunda prioridade é a prevenção. Em 2010, segundo ele, o município registrou a maior taxa de visitação de imóveis. No final do ano, o efetivo de agentes foi dobrado e a previsão é de aumentar ainda mais.

Mapa da dengue

A partir deste sábado (2), um relatório de mapeamento dos focos da dengue poderá ser feito pela população do Rio em parceira com o poder público. A Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil realiza, às 8h30, uma caminhada contra a dengue, com o objetivo de mobilizar pessoas e instituições a apontar possíveis focos do mosquito. Essa é a primeira vez que será possível traçar um mapa dos lugares com foco da dengue.

Agentes de saúde estarão no evento, orientando os participantes sobre a identificação de focos do mosquito transmissor da doença. Os dados passarão a ser acompanhados em tempo real do Centro de Operações Rio.

Ao todo, serão 200 grupos de caminhadas distribuídos por toda a cidade. Para participar, basta procurar uma unidade de saúde da prefeitura. Os participantes se reunirão nas unidades, de onde sairão em pequenos grupos para vistoriar ruas, imóveis e estabelecimentos de cada região acompanhados e orientados por agentes de saúde.

As informações serão coletadas pelo teleatendimento 1746, pelo site da SMSDC ou ainda por formulários que serão distribuídos no local.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições