Portas de emergência do Palácio do Planalto são trancadas com cadeado

Portas de emergência do Palácio do Planalto são trancadas com cadeado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

As duas portas de emergência que existem no Palácio do Planalto foram trancadas com correntes e cadeados nesta quinta-feira (9) por determinação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A medida deve dificultar uma eventual evacuação do prédio em caso de incêndio, já que as portas só podem ser abertas pela segurança presidencial. As saídas de emergência foram construídas durante a reforma do Planalto para atender a uma exigência do Corpo de Bombeiros.

Segundo o GSI, as portas foram trancadas para “garantir a segurança do presidente”, porque elas facilitariam o acesso ao gabinete presidencial. O GSI informou que está estudando medidas para “facilitar o trânsito dos funcionários” em caso de emergência.

O Corpo de Bombeiros de Brasília informou que vai apurar o caso. Segundo o coronel Paulo Roberto, a saída de emergência não pode ser fechada. “Não pode obstruir ou dificultar a saída de socorro. Precisa fazer uma vistoria técnica para analisar se tem alternativa a isso. Dificultar a saída é proibido”, afirmou.

O coronel disse que vai pedir uma vistoria no prédio. “Se tiver uma alternativa, algo que tenha o mesmo papel [da saída de emergência], aí pode fechar. Vou pedir para Corpo de Bombeiros de Brasília fazer a vistoria para nos inteirar dessa situação, indo no local, conhecendo as alternativas. Tem a segurança do presidente e tem a das outras pessoas”

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições