Posto em SP é fechado por suspeita de vender combustível adulterado

Posto em SP é fechado por suspeita de vender combustível adulterado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

~ A Operação De Olho na Bomba, da Secretaria da Fazenda de São Paulo, fechou mais um posto de combustível na cidade. Nesta quinta-feira (8), o Auto Posto Spyke One, localizado na Rua Vergueiro, na Vila Mariana, Zona Sul da capital paulista, apresentou várias desconformidades no combustível coletado. Com essa interdição, sobe para 881 o número de postos que tiveram a inscrição estadual cassada em todo o estado desde o início da operação, em 2005.

As amostras coletadas pela equipe da Delegacia Regional Tributária da Capital III indicaram a presença de 79% de metanol misturado ao álcool hidratado vendido aos motoristas. De acordo com as normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a adição dessa substância em qualquer tipo de combustível acima de 1% em volume é proibida.

O metanol pode provocar a cegueira e até mesmo a morte, caso o seu manuseio não seja feito com a devida proteção. Também foi detectado teor de 58% de álcool na gasolina, sendo que o permitido é até 25%.

A fiscalização consiste em aferir bombas, conferir os dados cadastrais do estabelecimento e coletar amostras do combustível comercializado, que são encaminhadas à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para análise. Estão sujeitos à fiscalização postos de combustíveis, distribuidoras e transportadoras.

No caso de infração, os postos são impedidos de funcionar e têm lacrados os tanques que contenham combustíveis, além de suas respectivas bombas de abastecimento. De acordo com a lei, os sócios do estabelecimento ficam impedidos de exercer o mesmo ramo de atividade pelo prazo de cinco anos, contados da data de cassação.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições