Prédio com rachadura passa por nova vistoria nesta sexta

Prédio com rachadura passa por nova vistoria nesta sexta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Os moradores do prédio com rachadura que está interditado na Rua dos Inválidos, no Rio, foram levados pela subprefeitura para um hotel na Rua do Riachuelo onde passaram a noite de quinta-feira (10).

O subsecretário da Defesa Civil coronel Sérgio Simões reafirmou, na manhã desta sexta-feira (11), que não há risco de desabamento do imóvel. O prédio vai passar por uma nova avaliação, e a tendência é que ele seja liberado ainda nesta sexta.

''Agora o trabalho que vai ser feito é de uma avaliação de engenharia para saber qual intervenção deve ser feita. Seguramente ele pode ser recuperado. As leituras das medições mostram que não houve nenhuma alteração, nenhuma movimentação. É uma obra relativamente simples de engenharia para manter a estabilidade do prédio''.

Os outros dois imóveis que seguem interditados: a Igreja Santo Antônio dos Pobres e um estacionamento na Rua do Senado também serão alvo de uma vistoria nesta sexta.

A Defesa Civil liberou na noite desta quinta-feira (10) cinco dos oito imóveis interditados. As interdições ocorreram porque um prédio, localizado na Rua dos Inválidos, apresentou rachaduras. A Defesa Civil decidiu, por medida de segurança, interditar o edifício e os imóveis vizinhos. Uma equipe está de plantão no local com uma unidade móvel para o acompanhamento da situação. Técnicos realizam medições constantes e estão à disposição dos moradores para esclarecimentos.  

Prédio ''escorregou''

O imóvel teria ''escorregado'' cinco centímetros durante a madrugada de quinta.

A construção foi escorada por funcionários da prefeitura.

Segundo ele, a obra que está sendo feita pela construtora WTorre, que vai erguer um grande complexo comercial de quatro prédios na esquina da Rua do Senado com a Rua dos Inválidos, pode ter sido a causa do problema.

''É possível que a obra seja a causa dessa acomodação do solo'', disse o subsecretário, acrescentando que o único prédio que apresentou rachaduras foi o de número 22, da Rua dos Inválidos. Os demais imóveis estariam normais.

Simões afirmou que a construtora, ao lado da Defesa Civil, já faz o monitoramento dos prédios nas imediações. Porém, segundo ele, o prédio interditado estava fora do perímetro de controle. A partir de agora o subsecretário garantiu que vai ampliar esse monitoramento.

''A obra está cumprindo todas as ordens de engenharia, então não vai ser embargada''.

Empresa divulga nota

A empresa WTorre divulgou nota em que afirma que monitora eventuais impactos no entorno da obra. Veja a íntegra do comunicado:

Com relação ao problema ocorrido em alguns imóveis da Rua dos Inválidos nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, a WTorre vem a público para posicionar que:

Com quase três décadas de atuação, é responsável pela construção de centenas de empreendimentos de primeira linha em todo o país, muitos deles no Rio de Janeiro, cidade que muito valoriza e respeita;

Em sintonia com o plano de revitalização do Centro do Rio de Janeiro e a consequente valorização da região, iniciou, em agosto de 2009, a construção do Centro Empresarial Senado, que adota os mais rígidos padrões de engenharia e de controles, contando com todos alvarás e aprovações dos órgãos competentes;

Realiza, desde o inicio das obras, minucioso monitoramento dos eventuais impactos sobre o entorno, de modo a assegurar condições ideais de execução e o menor transtorno possível para a vizinhança;

Em atenção a uma especial demanda da Defesa Civil, a empresa disponibilizou, nesta quinta-feira, pessoal técnico e equipamentos, de modo que seja possível identificar, o mais rapidamente possível, as causas do ocorrido;

A empresa buscará atender, dentro de suas possibilidades, às solicitações do poder público e da Defesa Civil;

A obra do Centro Empresarial Senado segue seu ritmo normal de trabalho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições