Prefeitura de SP oficializa programa de prevenção de incêndios em favela

Prefeitura de SP oficializa programa de prevenção de incêndios em favela

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), instituiu nesta terça-feira (7) o Programa de Prevenção contra Incêndio em Assentamentos Precários (Previn) que prevê a instalação de brigadas de incêndio em favelas, devendo ser implementado até 30 de dezembro de 2012.

O programa deverá ser implementado em 50 locais críticos prioritários entre os 325 identificados pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Câmara Executiva de Prevenção e Combate a Incêndios, criada em setembro por Kassab.

Segundo a portaria, as medidas desenvolvidas no âmbito do Previn deverão buscar a inserção da comunidade local no programa de prevenção e redução de riscos de incêndios através de ações educativas específicas nos assentamentos precários.

O prefeito também criou um grupo gestor do Previn, subordinado à Câmara Executiva, e formado por representantes do Corpo de Bombeiros e das secretarias das Subprefeituras, Habitação, Segurança Urbana e Subprefeitura de Santo Amaro.

A partir da aprovação do relatório final, os agentes passam a executar as ações previstas no documento. O projeto piloto será desenvolvido na comunidade Sônia Ribeiro, em Santo Amaro, na Zona Sul.

Segundo o relatório, os equipamentos para implementação do Previn custam em média R$ 21 mil. Os agentes pretendem instalar o Previn em quatro etapas: em primeiro lugar, a inserção comunitária, por meio da qual é definido o zelador comunitário e a brigada de incêndio.

Em segundo, a criação de um procedimento operacional padrão que integre as ações da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros agentes envolvidos no processo.

Em terceiro, a instalação de conjuntos de equipamentos que possibilitem a extinção de incêndios, entre eles, hidrantes públicos, extintores portáteis.

Em quarto, educação pública por meio de ações nas escolas, distribuição de folhetos e folderes.

Segundo o documento, os 49 locais críticos ficam em 33 assentamentos em 13 subprefeituras: Freguesia do Ó (6), Jabaquara (6), Vila Prudente (6), Campo Limpo (3), Butantã (2) M'Boi Mirim (2), Pirituba (2), Casa Verde (1), Ermelino Matarazzo (1), Ipiranga (1), Penha (1), São Miguel Paulista (1) e Sé (11).

Vila Dalva

Uma brigada de incêndio formada por moradores da Favela Vila Dalva, na Zona Oeste de São Paulo, livra a comunidade onde vivem cerca de 5 mil pessoas de princípios de incêndios desde 2004. Os brigadistas contam que em seis anos de existência solucionaram cerca de 40 casos em que a rápida atuação deles ajudou a salvar vidas ou impedir que o fogo se alastrasse.

Em 2004, foram treinadas brigadas na Vila da Paz (Zona Sul), Maria Cursi (Zona Leste), Jardim Jaqueline (Zona Oeste), Jardim Cabuçu (Zona Norte) e em um cortiço na Rua Sólon, no Bom Retiro, região central da cidade. O projeto deveria ser expandido depois para todas as favelas de São Paulo, mas acabou esvaziado até a retomada dos projetos pela Prefeitura no segundo semestre de 2010    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições