Presidente e gerente de empresa depõe sobre fraude em Hospitais Públicos

Presidente e gerente de empresa depõe sobre fraude

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Representantes da Toesa chegaram à sede da Polícia Federal, na Zona Portuária do Rio, na manhã desta sexta-feira (23). Eles foram convocados a depor sobre o escândalo dasfraudes em licitações da saúde pública no Rio. O primeiro a chegar foi o presidente da empresa, Davi Gomes. Ele entrou por volta das 9h no prédio da Polícia Federal, e não falou com a imprensa. Davi aparece nas imagens gravadas pelo repórter Eduardo Faustini, para o Fantástico, negociando percentuais para fraudar uma licitação.

Pouco depois, de cabeça baixa e óculos escuros, chegou Cassiano Lima, gerente da Toesa. Nas imagens, ele é o que usa o termo "camisa" para definir os percentuais da negociação.

Após a denúncia, a Polícia Federal abriu quatro inquéritos para investigar crimes como fraudes em licitação, corrupção e formação de cartel. O delegado Antônio Carlos Beaubrun Júnior está à frente do caso.

A assessoria da Polícia Federal informou que outras cinco pessoas devem depor nesta sexta. Alguns depoimentos de pessoas que não compareceram aos dias marcados foram reagendados para esta sexta e segunda-feira (26).

Os depoimentos

Na quinta-feira (22), das sete pessoas convocadas para prestar depoimento, apenas duas compareceram. O sócio-diretor da Locanty Soluções e Qualidade, João Felippo Barreto, disse que nunca pagou propina a gestores públicos, que jamais participou de esquema ilegal e que ninguém está autorizado a fazer nada de errado em nome da empresa. Segundo a polícia, os advogados da Locanty se comprometeram a apresentar os convocados na sexta (23) e na segunda-feira (26).

Além de João Felippo Barreto, a gerente da Rufollo Serviços Técnicos e Construções, Renata Cavas, compareceu à sede da PF, mas preferiu se manter em silêncio e afirmou que só falará em juízo. Ela chegou acompanhada do advogado, ficou cerca de uma hora e meia e deixou o local por volta das 17h20, sem falar com a imprensa. Na reportagem do Fantástico, Renata aparece falando que negociar propina é "a ética do mercado".

Na quarta-feira (21), Adolfo Maia, presidente da Bella Vista Refeições Industriais, outra firma envolvida no escândalo, foi ouvido e também negou que sua empresa tenha feito qualquer pagamento de propina. De acordo com a PF, Adolfo afirmou em depoimento que Jorge Figueiredo, o homem que aparece nas gravações do Fantástico negociando propina, era autônomo, ou seja, não fazia parte dos quadros da empresa nem estaria autorizado a atuar em negociações com o setor público.

Além dele, também foram ouvidos o diretor do Instituto de Pediatria da Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Migowski e o vice-diretor, Bruno Leite Moreira. Eles falaram sobre o motivo pelo qual abriram as portas do hospital para a reportagem do Fantástico.

“Queriam saber os motivos pelos quais a gente disponibilizou o espaço para a reportagem do Fantástico. Foi justamente porque a gente estava se sentindo lesado, com o prejuízo de R$ 120 mil”, explicou Migowski.

Demissão

A Locanty informou em nota que que já "demitiu por justa causa os funcionários citados na reportagem e que vai continuar colaborando para a rápida identificação dos responsáveis - agentes internos e externos de práticas lesivas e reprováveis sob todos os aspectos".

Já a Rufollo informou, em nota, que os funcionários que apareceram na reportagem do Fantástico já foram afastados até que todos os fatos sejam esclarecidos.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (22), a assessoria da empresa cita a Constituição e pede que seja assegurado o direito ao contraditório. Mas a nota ignora que uma das pessoas que aparecem nos flagrantes feitos pela reportagem é Rúfolo Vilar, que se identifica como o dono da empresa.

Na reportagem do Fantástico, o repórter Eduardo Faustini, que se passa pelo gestor de compras, pediu a presença do dono da empresa para confirmar o pagamento da propina. Rúfolo Vilar vai ao hospital. Ele confirma que apesar de não estar no contrato social da Rufollo, é ele mesmo quem manda na empresa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições