Presidente na Central exonera diretor de operações dos bondes do Rio

Presidente na Central exonera diretor de operações dos bondes do Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

O presidente da Central, Eduardo Macedo , confirmou na manhã desta terça-feira (11) que exonerou o diretor de operações dos bondes que circulavam em Santa Teresa, no Centro do Rio, Fábio Tepedino. A medida acontece após a divulgação do laudo da perícia sobre o bonde que se acidentou em agosto e deixou seis mortos e mais de 50 feridos. Peritos apontaram que o veículo tinha 23 falhas .

"Em função do laudo, resolvi afastá-lo por ser o responsável pela operação do sistema bonde. Não é nada pessoal, mas ao receber o laudo, era o mínimo que eu poderia fazer", afirmou Macedo, que já tinha adiantado a decisão na segunda-feira (10).

No lugar de Tepedino assume temporariamente a engenheira Ana Carolina Vasconcelos, que acumula a função que já ocupava, de diretora de planejamento da Central. 

Em nota enviada no dia 2 de setembro, Tepedino afirmou considerar tanto os bondes antigos quanto os reformados seguros .

Nesta terça, três engenheiros responsáveis pela manutenção e operação dos bondes de Santa Teresa serão ouvidos na Comissão de Análise e Prevenção de Acidente (CAPA) do Crea-RJ. O objetivo da comissão é apurar como eram realizadas as manutenções dos bondes e as possíveis causas do acidente ocorrido em agosto.

Afastamento de outros funcionários

O resultado da perícia também deve provocar o afastamento de outros funcionários. “O relatório compromete todo o sistema”, afirmou o presidente da Central na segunda-feira (10).

Segundo ele, o laudo se refere a vários segmentos como linha férrea, rede aérea, logística. “Outros funcionários que estejam envolvidos no processo do bondinho serão afastados, até que se apure as responsabilidades”, garantiu. Entre as falhas apontadas pelos peritos do ICCE está o problema com o sistema de freio, causado pela falta de manutenção adequada.

De acordo com Macedo, um plano baseado em ações indicadas pelo interventor dos bondes, Rogério Onofre, já foi elaborado. Entre as melhorias previstas pelo Plano de Ações e Investimentos está a instalação de trilhos bilabiados, próprios para o terreno de Santa Teresa. O documento com as melhorias será encaminhado para a Secretaria da Casa Civil.

Linha de ônibus substitui bondes

Com a suspensão temporária do serviço de bondes em Santa Teresa, serão criadas duas linhas de ônibus , Paula Matos - Castelo circular e o Silvestre - Castelo para fazer o trajeto. Elas terão dois veículos por cada linha e tarifa de R$ 0,60, paga somente em espécie. A medida foi decretada pelo prefeito Eduardo Paes, no Diário Oficial do município, na sexta-feira (7). O serviço terá duração de um ano e seis meses.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições