Preso é operado em hospital particular e, sem escolta, foge no RJ

Preso é operado em hospital particular e, sem escolta, foge no RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Condenado a 141 anos, 2 meses e 20 dias de prisão, o traficante Luiz Claudio Santana, de 49 anos, fugiu do hospital onde estava internado. Ele havia conseguido autorização da Justiça para ser operado no Hospital Espanhol, que é particular. Depois de receber alta, na terça-feira (8), ele deixou a unidade de saúde.

Conhecido como Lico, Luiz Claudio estava sem escolta por determinação da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio. De acordo com o hospital, a direção da unidade não sabia que ele era presidiário e o paciente foi internado e liberado por um médico que não pertence ao seu corpo clínico.

Procurados pelo G1 , o juiz Carlos Eduardo e o diretor do Hospital Espanhol não se pronunciaram sobre o caso. A advogada de Luiz Santanna não foi encontrada.

Juiz suspendeu benefício um dia depois da fuga

Um dia depois da fuga, o juiz Carlos Eduardo Figueiredo, da VEP determinou “a suspensão cautelar de quaisquer modalidades de saídas extramuros, inclusive, prisão albergue domiciliar”. O regime lhe fora concedido depois que a Justiça afirmou que o Hospital Penitenciário não tinha condições de atender o preso, que precisava passar por cirurgias na tíbia e no perônio e corria o risco de perder a perna esquerda, em setembro do ano passado.

De acordo com o processo, na ocasião, quando obteve o benefício, o Ministério Público chegou a alegar que Lico não havia cumprido um sexto do remanescente da pena a contar de sua última prisão, em 2003, e reiterava que o preso já havia fugido anteriormente, em 2002.

A prisão albergue domiciliar é uma opção para presos que cumprem pena no regime semiaberto. Segundo a Lei de Execuções Penais, ela pode ser utilizada se o preso tiver alguma doença grave, for maior de 70 anos, tiver filho menor de idade, com deficiência física ou mental, ou estar grávida.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições