Produtores de fumo perdem isenção de impostos em energia elétrica

Produtores de fumo perdem isenção de impostos em energia elétrica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

  Uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retirou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) das contas de luz para produtores de fumo. A ação pertence ao plano nacional de combate ao fumo.

Com a medida, os produtores passam a ser considerados microempresários e a conta de energia elétrica paga por eles fica 60% mais cara.

O aumento coincidiu com a época em que os produtores mais utilizam maquinários agrícolas. Neste período do ano, os equipamentos ficam ligados 24 horas para manter o calor dentro das estufas que secam as folhas de fumo. Alguns produtores se reuniram e organizaram um abaixo assinado para ser entregue a Aneel.

Em São João do Triunfo, a 124 quilômetros de Curitiba, 85% das famílias de agricultores obtém renda a partir da plantação de fumo. O município é o terceiro maior produtor do estado. São 8.700 toneladas por ano. Além de gastar mais, o lucro dos agricultores caiu, no ano passado, eles recebiam, em média, R$ 7 reais por quilo. Agora, as empresas pagam cerca de R$ 5,50.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições