Professora morta não queria trabalhar porque tinha medo de aluno

Professora morta não queria trabalhar porque tinha medo de aluno

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

A professora Joyce Chaddad Domingues, de 36 anos, assassinada com três tiros em frente à escola pública onde dava aulas de educação física em Embu, na Grande São Paulo, contou ao marido, o funcionário público Evandro Ferreira, que não queria ir trabalhar na manhã de segunda-feira (28), quando foi baleada, porque estava com medo de um aluno que a teria ameaçado de morte. A informação foi dada nesta terça-feira (1º) ao G1 por um amigo da família durante o enterro da vítima em um cemitério em Itapecerica da Serra, onde ela morava.

Apesar de ainda não ser tratado oficialmente como suspeito e nem como averiguado, esse aluno já teria sido identificado e deverá ser ouvido nos próximos dias pela Polícia Civil, em Embu, que investiga o caso e tenta localizar o responsável pelo crime, que fugiu a pé. Um retrato falado do assassino, feito a partir do depoimento de duas testemunhas que afirmaram ter visto o criminoso atirar na professora, deverá ser concluído e divulgado à imprensa ainda nesta terça-feira. O agressor teria entre 15 a 30 anos, 1,70 metro de altura, cabelos pretos e cor parda.     A investigação trata a morte de Joyce como execução movida por vingança. Até agora não surgiram indícios de que ela reagiu a um assalto ou foi vítima de um latrocínio. Nada foi roubado dela e testemunhas que viram a ação contaram que o criminoso estaria esperando a professora chegar, se aproximou dela, ficou a uma distância de dois metros, não disse nada e fez os disparos.

“O Evandro [marido da professora] me contou que ela [Joyce] lhe falou que não queria ir trabalhar ontem [segunda-feira] pela manhã. Ela disse a ele que estava com medo de ir trabalhar. Estava com medo de um aluno, o qual ela repreendeu uma vez porque ele quebrou um cano de um chuveiro do vestiário da escola. Ele teria ficado chateado e prometido se vingar porque ela pediu para ele arrumar o que estragou. Os pais do estudante também foram chamados para uma reunião na escola”, disse o também funcionário público Maurício Rocha, amigo do viúvo.

Evandro compareceu ao velório e sepultamento de sua mulher, Joyce, mas não quis falar com os jornalistas presentes no cemitério Floral Eterno. Segundo outros amigos e parentes ouvidos pela equipe de reportagem, esse aluno, o qual eles suspeitam que possa ter envolvimento no assassinato, teria ameaçado a professora antes dela sair da escola por conta da licença maternidade. Há relatos de que o desentendimento com o estudante teria ocorrido entre 2009 e 2010.

A professora havia retornado ao trabalho na escola municipal Professor Paulo Freire havia menos de uma semana. Ela teve um menino, e estava feliz pelo nascimento do primeiro filho do casal, disseram colegas durante o enterro.

“Ela era uma mulher de fibra, que sempre nos fazia sorrir”, disse a estudante Ana Beatriz, de 15 anos, uma das cerca de 200 pessoas que acompanharam o cortejo, segundo funcionários do cemitério. As aulas na escola foram suspensas e só serão retomadas na quarta-feira (2).

O delegado Higino Brígio, titular da delegacia de Embu, e que preside o inquérito policial que apura a morte da professora, confirmou ao G1 que Joyce estava com medo de voltar a dar aulas. “Conversei informalmente com o marido da vítima, que me relatou que sua mulher contou a ele que o ‘clima na escola estava pesado’”, disse Brigio, que quer ouvir o aluno que teria discutido com a professora. “Vou ouvi-lo num momento oportuno. Vamos com calma, ele não é suspeito e nem averiguado. Ele será chamado para prestar esclarecimentos.”

Para o delegado, o agressor da professora a estava esperando no estacionamento da escola com o único intuito de mata-la. “Ele não queria roubar, nada. Ele queria acabar com a vida dela”, disse Higino, que colocou investigadores nas ruas para tentar encontrar câmeras de segurança de imóveis vizinhos à escola. A polícia quer saber se foi registrada alguma cena da fuga do criminoso.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições