Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais abre inscrições em SP

Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais abre inscrições em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Até o dia 5 de fevereiro, projetos artístico-culturais a serem desenvolvidos por jovens de baixa renda de 18 a 29 anos podem ser inscritos no Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).

A edição de 2009 do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) está com inscrições abertas, até 5 de fevereiro, para projetos artístico-culturais a serem desenvolvidos por jovens de baixa renda, com idade entre 18 e 29 anos.

Criado em 2003, o programa tem como objetivo oferecer apoio financeiro a projetos que realizam ações culturais ligadas às diversas linguagens artísticas ou a temas relevantes ligados a área de humanidades e que promovam o desenvolvimento cultural e a formação para a cidadania cultural no município.

No dia 8 de dezembro de 2008, foi lançado o livro VAI - 5 anos, que traz o registro da história do programa, dados estatísticos, forma de organização e funcionamento, muitos depoimentos e histórias dos grupos que viveram a experiência de implementar projetos utilizando esse recurso público, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Os jovens, em sua maioria, se organizam de maneira informal, sem qualquer constituição jurídica. É por isso que o VAI prioriza pessoas físicas, diferenciando-se de outras linhas de subsídio. Em sua quinta edição, no ano de 2008, o programa recebeu 705 inscrições de projetos, dos quais 115 foram selecionados, sendo 101 pessoas físicas e 14 pessoas jurídicas.

Estes receberam o aporte financeiro de até R$ 18,6 mil, valor que é corrigido anualmente, segundo o IPCA. Desde a primeira edição, em 2004, já foram beneficiados mais de 400 projetos.

Uma característica do VAI é a diversidade de linguagens e ações. Há montagem, produção e apresentação de espetáculos e performances nas áreas de teatro, dança e música; exibição e produção de vídeos e gravação de CDs; oficinas ligadas às diversas linguagens artísticas, eventos culturais com manifestações de rua e em espaços fechados; festivais, cultura indígena, cultura popular, rádio, hip hop, produção e publicação de jornais, revistas e livros, saraus, contadores de histórias, biblioteca, videoteca, memória, formação de produtores culturais, cultura digital, desenho, entre outros.

Os critérios utilizados para a seleção envolvem a atividade proposta, idade e perfil dos proponentes e o local de realização dos projetos, sendo priorizados jovens de baixa renda (entre 18 e 29 anos), não profissionais, bem como regiões do município que são desprovidas de recursos e equipamentos culturais.

O subsídio é liberado em até três parcelas, sendo a primeira adiantada e as demais condicionadas a aprovação das prestações de contas, que incluem relatórios, demonstrativos de despesas, extratos bancários, notas fiscais e recibos.

A formação dos participantes na gestão dos projetos e dos recursos é considerada de grande importância para o VAI. A equipe da Secretaria de Cultura acompanha o seu desenvolvimento, identifica dificuldades e busca junto aos responsáveis as formas de superação. As orientações ocorrem na forma de reuniões gerais, atendimentos individuais e de grupo, visitas e articulação de intercâmbio de experiências.

Outras informações estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura.

Locais de inscrição

O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, o horário de inscrições será das 10h às 18h.

Centro

Secretaria Municipal de Cultura/ Departamento de Expansão Cultural

Endereço: avenida São João, 473 – 6º andar

Fone: 3397-0155/0156

Zona Norte

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Endereço: avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha

Fone: 3984-2466

(Neste local as inscrições poderão ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 18h)

Zona Leste

Casa de Cultura da Penha

Endereço: Largo do Rosário, 20 - 3º andar – Penha

Fone: 2296-6172

CEU Aricanduva

Núcleo de Cultura

Endereço: rua Olga Fadel Abarca, s/nº - Vila Aricanduva / Cidade Líder

Fone: 2723-7556

Zona Sul

Casa de Cultura Manoel Cardoso De Mendonça

Endereço: praça Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro

Fone: 5522-8897

Casa de Cultura M'boi Mirim

Endereço: rua Inácio Dias da Silva, s/nº - M'Boi Mirim

Fone: 5514-3408

Centro Cultural Jacob Salvador Zveibil/Acervo da Memória e do Viver Afro-brasileiro

Endereço: rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara

Fone: 5011-2421

Casa de Cultura Chico Science

Endereço: avenida Tancredo Neves, 1.265 – Moinho Velho – Ipiranga

Fone: 2969-7066

Zona Oeste

Espaço Cultural Tendal da Lapa

Endereço: rua Constança, 72 – Lapa

Fone: 3862-1837

CEU Butantã / Núcleo de Cultura

Endereço: avenida Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1700

Fone: 3732-4551

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições